Esse lote de cenas começa a partir do ponto que Bella começa a pesquisar sobre vampiros, que supostamente seria antes da conversa no carro no caminho para Port Angeles. Ele segue pelo capítulo 9 até o 15, passando pela parte da clareira e terminando no capítulo 15, quando Bella vai visitar os Cullen, no quarto do Edward (a parte vista no sneak peak do DVD do filme “Penélope”).
CENA 66A – EXTERNA – DELEGACIA DE POLÍCIA – NOITE – PONTO DE VISTA DA BELLA
Essa parte foi criada para dar aquele suspense da chegada dos “vampiros do mal”. Bella relaciona o assunto, mesmo que inconscientemente.
Dois atendentes levantam uma maca de metal dentro da ambulância. Nela os mortos, brancos, sujos de sangue pés descalços de Waylon que saem debaixo de um lençol, parado em um ângulo perturbador. Por fora, Bella está tremendo…
CORTA PARA OS ESCUROS OLHOS DO EDWARD
CORTA PARA A FRIA MÃO DO EDWARD
CORTA PARA OS CINCO CULLEN, CÂMERA LENTA, lindo e brancos.
CORTA PARA O TORCIDO PÉ BRANCO DO WAYLON
CENA 66 – INTERNA – QUARTO DA BELLA – NOITE
– enquanto ela liga a LUZ. Ela escuta um RUÍDO do lado de fora da janela. Ela se levanta, alcança sua bolsa, procura pelo spray de pimenta que Charlie deu, e ela vai pra janela. Ela olha para fora– mas tudo o que vê é o vento soprando forte. Mas ela está confusa e agitada.
Ela fecha as cortinas, então pega o LIVRO que comprou mais cedo. Ela o folheia, colocando o spray de pimenta ao seu alcance.
INSERIR O LIVRO, “FOLCLORE QUILEUTE, HISTÓRIA E ARTE.”
Opção interessante, fazer a pesquisa da lenda que o Jacob não contou completamente em um livro. Apesar de que seria melhor se ele contasse, eu imagino, não é uma opção muito lógica, eu acho. Mais visual talvez, mas mesmo assim, não realmente necessária.
Enquanto ela folheia o livro, nós vemos fotos de máscaras antigas e entalhadas.
Engraçadas, assustadoras, aterrorizantes…Então ela pára em uma foto de uma máscara com olhos negros e uma fileira de dentes afiados. Na inscrição se lê, “O Frio”.
Bella rapidamente vai para o seu computador e pesquisa “O Frio”–
Vários anúncios de cerveja aparecem. Frustrada ela fecha os pop-ups, descobrindo o link para: “O Frio: Apotamkin”–
PLANO E CONTRA-PLANO DE BELLA E O COMPUTADOR
Várias fotos sendo carregadas: o fascinante Apotamkin com sua pele azul-gelo, devorando suas vítimas em tapeçarias, gravuras, pinturas, Lindas e aterrorizantes criaturas. Demônios covardes e descarnados atacando vilas; predadores perfeitamente esculpidos, atraindo moças inocentes…tudo era assassinato, sangue, sexualidade.
A pesquisa que antes era feita alguns dias antes da viagem para Port Angeles, acaba vindo depois, mesmo porque não existem grandes revelações da natureza dos Cullen no caminho de volta.
ENTÃO VÁRIAS PALAVRAS SE DESTACAM em uma rápida sucessão:
“Velocidade”. “Força”. “Pele fria”. “Imortal…” Então finalmente: “Bebedor de sangue”.
E nós nos detemos em uma foto de um belo homem mordendo o pescoço branco de uma mulher…
CORTA PARA A MESMA FOTO QUE POR UM MOMENTO SE TORNA REAL, MAS AGORA ÉEDWARD MORDENDO O PESCOÇO DE BELLA, SANGUE PINGANDO…
Sexy. Por isso que cinema é algo fantástico, vai ser extremamente visual isso, algo que a Bella não conseguiria descrever do mesmo modo como vai ser olhar essa imagem.
De volta para Bella – Ela se afasta do computador completamente incrédula.
BELLA
…não é possível…
Fecha a câmera no rosto de Bella, lutando para fazer sentindo em tudo isso…
CENA 67 – EXTERNA – ESCOLA – GRAMADO – CLOSE NO ROSTO DE BELLA – AMANHECENDO – NÉVOA ESPESSA
Houve mudanças relativamente grandes nas próximas partes, as revelações mudaram de lugar, os momentos entre os dois, as perguntas são feitas fora da ordem do livro, as conclusões e o modo como ela aborda ele principalmente.
Dá para sentir falta dele ouvindo a conversa dela com a Jéssica quando ela fala sobre como foi Port Angeles no restaurante. (era uma das minhas cenas favoritas) Acho que o filme está perdendo muito do senso de humor que o livro tem, especialmente nas reações da Bella. Ela ficou uma sarcástica mais agressiva, não tão “passiva” quanto no livro.
Ela está no meio do gramado deserto. Sua expressão nos diz que ela ainda está lutando contra a descrença. A CÂMERA AINDA NO SEU ROSTO, O TEMPO PASSA ENQUANTO:
O sinal toca e os estudantes saem das aulas, passando por Bella enquanto ela ainda permanece parada, esperando…
PONTO DE VISTA DE BELLA – EDWARD E SEUS IRMÃOS
–atravessam o gramado, indo para a aula. Edward vê Bella, vê a intensidade em seu semblante. Ele pára.
Ela anda até ele, os olhares se encontrando… Seu olhar diz, nós temos que conversar…E ela continua passando direto por ele e entrando na floresta escura nos arredores da escola.
Ele a vê desaparecendo em meio às árvores, e dá um passo para segui-la. Jasper entra em sua frente, Rosalie agarra seu braço.
ROSALIE
Edward, não vá.
Alice gentilmente tira a mão de Rosalie do braço dele.
ALICE
Ele já está lá.
Perto do que mudou depois, essa nem é algo muito diferente. Acaba sendo uma cena de transição para a “grande revelação” do filme. Também é bom para mostrar a relação Alice/Edward e a raiva da Rosalie com a situação toda.
CENA 68 – EXTERNA – FLORESTA – DIA
Bella está entre as arvores, esperando. Então OS SONS DA FLORESTA CESSAM. Um predador está por perto. Edward aparece atrás dela. Ela não se vira. Um batimento.
BELLA
Você é incrivelmente rápido. E forte.
Sua pele é muito pálida e fria como gelo.
E às vezes você fala como se fosse…
De uma época diferente.
(agora, vira-se para encará-lo)
Você nunca come comida, ou bebe, nem sai
na luz do sol. E você disse não para a viagem á praia apenas quando soube para
onde era. Por causa do tratado.
Como visto no trailer, o diálogo. Mas ficou muito estranho largado assim, sem mais. No carro (no livro), a conversa vai se desenrolando, culminando ao ponto de uma revelação, não é algo que é jogado na cara.
Esta última o deixa assustado. Ela se aproxima dele.
BELLA
Quantos anos você tem?
EDWARD
Dezessete.
BELLA
Há quanto tempo você tem dezessete?
Uma longa batida, enquanto nós os rodeamos. Ele vê que não pode mais esconder. Honestidade é um risco enorme, mas ele tem que tomá-lo.
EDWARD
Há algum tempo.
Ela respira. Ela sabia, mas ainda é impressionante. A câmera os rodeia mais rápido.
Definitivamente fica mais visual do que os dois no carro, sem se olhar de frente. Muito mais tenso também.
BELLA
Eu sei o que são os Frios. O que
você é.
EDWARD
Diga. Em voz alta. Diga.
O Edward ficou meio rude aqui, e é uma revelação desnecessária, não é algo que é preciso colocar em palavras, porque toma o espectador por idiota, visto que ela já pesquisou sobre vampiros e o próprio livro tem as características, é só ligar o fato (“bebedores de sangue” realmente entrega o fato).
Todos os sons PARAM, ouvimos apenas o sussurro dela…
BELLA
…Vampiro.
Eles parecem flutuar em um êxtase momentâneo, ele completamente exposto, ela com sua realidade completamente abalada.
EDWARD
Você está com medo?
BELLA
Não.
EDWARD
(com raiva)
Então, me pergunte a questão mais fundamental: o que nós comemos?
BELLA
Você não vai me machucar, você é
diferente.
EDWARD
Você acha que me conhece?
A reação dele quando descobre ficou meio estranha, no livro, ele leva com um pouco mais de ironia, por assim dizer. Especialmente pelo fato dela não ter medo dele, ele tenta rir da situação. Toda a revelação dos mitos vampíricos é uma cena que chega a ser engraçada.
Ele olha para ela com raiva. Ela firma os pés no chão. De repente, ele a pega pela mão. E começa a andar.
Meio fora do Edward. Ele nunca encosta nela, por causa do perigo, não é algo que ele faria assim, pelo menos na minha concepção.
BELLA
Onde estamos indo?
EDWARD
Para cima da montanha, para fora do aglomerado de nuvens. Você precisa ver
o que realmente eu sou. Com o que eu
pareço em contato com a luz do sol.
É, nada de planejamento e convites para ir para Seattle, nada das conversas tensas no refeitório, ou das caronas de manhã, nada do interrogatório do Edward para a Bella.
Eles simplesmente decidem matar aula e ir à clareira. Totalmente fora do contexto e não realmente necessário. A versão do livro poderia muito bem ter sido feita. O Edward é uma pessoa que premedita as situações, ele não é tão impulsivo como fica parecendo aqui.
BELLA
Não! A luz do sol vai matá-lo!
EDWARD
Mito. Você precisa ver a verdade.
Ele a puxa, mas ela cai.
Revelações dos mitos, que deveriam ser engraçadas acabam ficando tensas. E agora ele ainda a derruba no chão? Como assim? E toda a neurose e preocupação dele em ela se machucar? Muito aleatório e realmente não coerente com o personagem.
BELLA
Devagar.
De repente ele está ao lado dela.
EDWARD
Você está com medo?
BELLA
Não.
EDWARD
Então venha comigo, em um lugar onde
ninguém pode protegê-la. Onde eu poderia
fazer com você a coisa que queria fazer desde que a conheci.
A proximidade deles é intensa, atraindo os dois.
BELLA
Eu não estou com medo.
EDWARD
Você deveria estar.
Esse diálogo até que não ficou tão ruim, puxando partes de diálogos anteriores e explicando esse sentimento que fica implícito na conversa da clareira, sobre ele levar ela para um lugar desprotegido.
Ele abruptamente a pega em seus braços.
EDWARD
Segure-se.
Então ele a coloca em suas costas…E começa a correr.
CENA 69 – EXTERNA – CORRENDO – DIA
Como na seqüência de abertura, Edward corre pela floresta, passa por troncos escuros como um flash, enquanto ele aumenta a velocidade, cada vez mais rápido.
Bella se aperta em suas costas enquanto parece que ele vai colidir com as árvores, mas ele as evita com uma graça sobrenatural. É assustador, nauseante, inebriante.
EDWARD
Você está com medo!?
BELLA
Não!
Mas ela se abraça mais fortemente. Aterrorizada, eles escalam cada vez mais alto, acima da camada de neblina. Finalmente mais em cima –
A margem da floresta se aproxima rápido, uma clareira…Eles estão perto de emergir das sombras…Mas de repente—
Bella se vê sentada no chão, contra uma árvore. Tudo está silencioso. Ela está atordoada, tenta recobrar seu equilíbrio. Então ela percebe que está sozinha.
BELLA
Edward? Onde você está?
Ela se levanta, e então vai até a beira das árvores entrando—
Tirando a cena anterior, essa ficou uma boa cena para a chegada na clareira. Mesmo que no livro ele não levasse ela, ida e volta, não faz muita diferença quando.
CENA 70 – EXTERNA – CLAREIRA (contínuo da anterior) – DIA
Um círculo perfeito de grama ondulante, flores selvagens e suave luz do sol. Ouve um riacho próximo. Bella olha ao redor e finalmente vê–
EDWARD, sua camisa aberta, parado junto às sombras de algumas árvores. Ele olha para ela atentamente. Ela dá um passo em sua direção, mas ele levanta uma mão. Ela espera. Por fim, ele respira profundamente, e sai da sombra—
Isso pelo menos ficou igual ao livro (com um plus positivo dele com a camisa aberta).
EDWARD
É por isso que nós não nos mostramos
na luz do sol…
Quando o sol o atinge…a pele de Edward literalmente brilha como se ele fosse cravejado de milhares de pequenos diamantes. Ele é magnífico, brilhando, como uma estátua esculpida em cristal brilhante. Ele caminha na direção dela.
EDWARD
Isto é o que eu sou.
Ele se aproxima, claramente esperando que ela recue, mas…
BELLA
Você é…belo…
Ele percebe que ela está maravilhada. Ela estende o braço para tocá-lo, mas ele imediatamente volta para as sombras, sua pele volta ao normal.
EDWARD
(consternado)
Belo? Eu sou um assassino, Bella.
Esta é a pele de um assassino.
Eu não tenho idéia de como eles vão fazer esse efeito da pele, mas ficou boa essa cena. Essa introdução que não tem no livro, porque pula do final do capítulo quando ele sai das sombras para os dois deitados no sol já. É crível que eles falassem isso.
Seu braço se projeta em um EIXO DE LUZ, brilhando novamente.
BELLA
Eu não acredito.
EDWARD
Porque você acredita na mentira. Na camuflagem, eu sou o predador mais
perigoso do mundo. Tudo em mim seduz você – minha voz, meu rosto, até o meu cheiro.
Como se eu precisasse de algo…
Mas fica faltando ele deitado, e ela fazendo carinho nele. Aquele momento de paz entre os dois. Esse próximo diálogo só acontece depois que ela se aproxima dele demais, não assim, sem sentido. Ele não se comporta “tão rudemente” (segundo ele mesmo) sem motivo algum, no livro nós temos o motivo, mas pelo menos ficou praticamente igual.
De repente ele está ATRÁS dela –- então na FRENTE dela — então numa árvore PRECIPITANDO-SE tão rápido, nós vemos apenas onde ele pára—
EDWARD
Como se você pudesse correr mais rápido
que eu. Como se pudesse me vencer numa
luta.
Ele abruptamente arranca UM GRANDE GALHO DE ÁRVORE, então o JOGA contra o tronco de uma árvore com uma força explosiva.
Bella se encolhe, mas se mantém firme, sem tremer.
EDWARD
Fui projetado para matar.
BELLA
Eu não me importo.
EDWARD
Eu matei pessoas.
BELLA
Isso não importa.
EDWARD
Eu quis matar você. Nunca quis tanto
o sangue humano na minha vida. Sou
perigoso para você.
BELLA
Eu confio em você.
EDWARD
Não confie.
BELLA
Eu confio em você, estou aqui.
Interessante porque esse diálogo contém sentimentos que são muito descritos no livro, mas que no filme ainda não tinham sido tão demonstrados. O diálogo resume praticamente toda aquela narração que ele faz sobre o primeiro dia de aula, em poucas palavras.
Ela pega a mão dele. Ele se solta diante do calor do toque dela. Ela se inclina, atraída por ele, desavisada que seu PESCOÇO está se aproximando dos lábios dele…Então de repente ele se foi.
BELLA
Edward?
Ela olha ao redor para ENCONTRAR ele no outro lado da campina, recuperando o fôlego.
EDWARD
Você… me pegou de surpresa
(se recompondo)
Eu não sei como fazer…Isso.
É, tem a inversão da frase e da ação que ele reage como ele reagiu um pouco acima, mas ficou meigo até.
Ele se aproxima dela novamente. Bem devagar.
EDWARD
Eu e minha família somos diferentes
dos outros da nossa raça. Nós não
somos nômades, temos um lar
permanente. Caçamos apenas animais. Aprendemos a controlar a nossa sede…
(balançando a cabeça)
Mas você, mas o seu cheiro, é tipo uma
droga para mim…minha dose pessoal de
heroína.
BELLA
(percebendo)
Oh… Eu pensava que você me odiava
quando nos conhecemos.
EDWARD
Eu odiava. Por me fazer querer tanto
você. Eu ainda não tenho certeza se
posso me controlar.
Ele a alcança novamente.
BELLA
Eu sei que pode.
Ele está completamente vulnerável enquanto olha para ela, procurando pistas na face dela.
EDWARD
Quem me dera pudesse entender o que
você vê em mim. Você olha para mim com
esses olhos…
(Frustrado)
Não posso ler a sua mente. Diga-me o
que está pensando.
BELLA
Eu estou com medo.
O diálogo é uma versão resumida do que é contado no livro, transformando frases já criadas e usando outras que são repetidas ao longo do livro. Ficou interessante. Resumido, mas com a intensidade e a informação necessária para entender a situação e a história em geral.
Infelizmente, muitas das frases lindas e marcantes foram deixadas para trás.
Abatido, ele graciosamente se abaixa na grama de joelhos.
EDWARD
(devastado)
Bom.
Essa reação é totalmente inesperada e confesso que achei meio exagerada. Não é como se ela tivesse dizendo que está indo embora. Talvez seja só um motivo também para os dois deitarem na grama (o que seria meio idiota, já que existe algo chamado elipse de tempo).
Ela se abaixa na grama na frente dele.
BELLA
Não disso. Eu com medo… de você desaparecer. De perder você.
EDWARD
(Maravilhado, exultante)
Você não sabe há quanto tempo eu tenho procurado por você.
Umas poucas frases que resumem muito do diálogo que os dois têm na clareira, no livro. Apesar de que aqui, desse jeito, parece meio corrido. O tempo acaba passando mais devagar no livro, mais como uma sensação surreal.
Eles compartilham um sorriso. Então ele se aproxima do pescoço dela, pausadamente.
EDWARD
Fique bem quieta.
E ela fica. Exercitando um excelente controle, ele coloca a sua mão na garganta dela…está tão exposta, tão vulnerável. A adrenalina entre eles é envolvente. Mas Bella não se move.
Ele acaricia com a mão a bochecha dela. Então abaixa para o coração dela…Nuvens passam pelo sol…
Ambos estão muitos envolvidos, conhecendo-se mutuamente.
Acho que não é preciso dizer que essa parte vai ser extremamente interessante e visual. A tensão entre eles poderia acabar sendo um problema, mas como já foi visto, a Kristen e o Robert têm uma química invejável.
EDWARD
Então o leão de apaixonou pelo
cordeiro.
BELLA
Que cordeiro estúpido.
EDWARD
Que leão doente e masoquista.
IMAGEM DE CIMA dos dois, deitados juntos, tão perto quanto eles se atrevem… a mão dele no coração dela…
O que me preocupa nesse diálogo é que ele é muito “literário”. Existem diálogos em que o Edward é extremamente brega, mesmo sendo romântico, tem coisas que ele fala que são bregas (mas que a maior parte, incluindo eu, adora). E tem coisas que realmente não são realistas de se falar, que não soam bem em voz alta. Tentar falar esse diálogo do leão e do cordeiro de modo realista sem parecer que foi realmente colocado na boca dos atores porque está no livro acaba sendo um desafio.
Com o fim da cena da clareira, acaba ficando aquela sensação de que faltou algo. Talvez a vulnerabilidade do Edward ou a fascinação da Bella por ele, fica faltando a sensação de quão intensamente ele quer matar ela.
DISSOLVE PARA:
CENA 71 – INTERNA – QUARTO DA BELLA – MANHÃ
CLOSE NO ROSTO DA BELLA – ainda na cama. Pensando.
BELLA (V.O.)
Estava certa sobre três coisas. Primeiro,
Edward era um vampiro.
Ela se levanta, vai para o espelho. Olha para si mesma, preocupação unindo suas sobrancelhas.
BELLA (V.O.)
Dois, existia uma parte dele que ansiava pelo meu sangue. E três…
Enquanto ela passa pela janela, algo chama a atenção dela, fazendo ela COLIDIR na sua mesa. Ela olha para fora…
PONTO DE VISTA DA BELLA – ENTRADA DE CARRO
Edward está encostado em seu carro, olhando para cima para ela com um pequeno sorriso. Ela sorri quando o vê.
BELLA(V.O.)
…eu estava me apaixonando, incondicionalmente e irrevogavelmente
por ele.
Essa cena, inventada, ficou interessante. Mas eu continuo com aquela impressão de que a Melissa pegou as quotes erradas pra manter no roteiro. Ela corta algumas sensacionais e deixa outras que não são tão necessárias. Essa é até curiosa que tenha ficado, já que ela é usada como o slogan do livro. Sabe o que seria legal? Se essa narração da Bella fosse usada em um trailer do filme.
CENA 72 – OMITIDA
CENA 73 – EXTERNA – FLORESTA OLÍMPICA – DIA (OUTRO DIA)
Essa cena acabou sendo inventada (acho que a Melissa realmente gosta de colocar os dois dentro da floresta), mas com diálogos já em sua maior parte escritos no livro. Essa parte junta diálogos do carro no caminho de volta em Port Angeles também. É bom porque introduz a curiosidade de Bella em como virar uma vampira.
Edward ajuda Bella com seu andar cambaleante através do enorme pinheiro caído na floresta coberta por musgo.
BELLA
Há quanto tempo você tem estado
assim?
EDWARD
Desde 1918. Isso foi quando Carlisle me encontrou.
Ela absorve isso, é muito. Mas isso atiça a sua curiosidade.
BELLA
Onde ele encontrou você?
EDWARD
Num hospital, morrendo com a gripe Espanhola. Meus pais já estavam mortos.
Provavelmente é aqui que vão entrar as cenas novas que foram filmadas, dos flashbacks.
FLASHBACK PARA HOSPITAL DE CHICAGO, 1918 – NOITE
BELLA (V.O.)
Como foi?
EDWARD(V.O.)
A palavra agonizante vem à mente.
Mas o que Carlisle fez foi muito mais difícil…não são muitos de nós que
tem a força para fazer isso.
BELLA (V.O.)
Ele não mordeu… apenas?
EDWARD(V.O.)
Não apenas…Nossa mordida contém
veneno. E quando provamos sangue, um
tipo de…frenesi começa. É quase
impossível de parar.
BELLA (V.O.)
Mas Carlisle parou.
EDWARD(V.O.)
Primeiro comigo, depois com a sua
esposa, Esme. Ela também a encontrou
num hospital. Os outros seguiram.
DE VOLTA AO PRESENTE
BELLA
Alguém tem que estar morrendo para se transformar em um de vocês?…
A conversa deles continua enquanto nós vamos para—
CENA 74 – EXTERNA – BEIRA DO RIO – DIA
Esse diálogo acaba incluindo também explicações sobre as habilidades e as motivações dos Cullen em beber sangue de animais. Diálogo esse narrado na clareira na maior parte, mas que faz sentido mudar a locação porque muito tempo no mesmo lugar acaba sendo longo e cansativo visualmente. Eles ficariam parados falando e falando até esgotar.
Eles caminham ao longo de uma belíssima costa – grande pedras pretas, cobertas por musgo verde brilhante.
EDWARD
…Não, apenas com Carlisle. Ele
nunca faria…isso com alguém que tem
outra escolha.
BELLA
Então, Carlisle é a motivo pelo qual
você caça animais, ao invés de pessoas.
EDWARD
Não a única razão.
Ele pára, olha para ela, sério, com emoção…
EDWARD
Eu não quero ser um monstro.
Ela acena em confirmação. Compreensão. Ele sorri.
EDWARD
Nós nos chamamos de vegetarianos, por
falar nisso… para o seu tipo, caçar animais é como viver de tofu.
Então, abruptamente, ele passa por Bella. Ela se vira para ver ele parado em cima de grande pedra no rio.
BELLA
Exibido.
EDWARD
Isso não é muito impressionante, na
verdade. Qualquer um na minha família
pode fazer isso.
BELLA
Eles podem ler mentes também?
EDWARD
Não, isso é único para mim. Mas Alice
pode ver o futuro.
BELLA
(arriscando)
Sério? Aposto que ela me viu chegando a milhas de distância.
Ela nota a mudança no humor dele enquanto ele desacelera, enevoando.
EDWARD
As visões dela são bem subjetivas.
O futuro pode mudar.
Ele interrompe as perguntas dela ao retornar para a margem, e continuam a caminhada…
Essa última frase deixa no ar o que acaba sendo a revelação de que a Alice vê a Bella se transformando em vampira. O que é bom, ganchos para o futuro sempre são positivos.
CENA 75 – EXTERNA – CASA DO CHARLIE – CREPÚSCULO – (OUTRO DIA)
Essa cena além de inventada, foi muito aleatória (Edward lavando o carro?). Corresponde também ao capítulo 11 (Complicações), pelo menos no que vem a relacionar com Billy e Jacob Black. Apesar de não termos o vídeo da aula de biologia (que seria muito interessante para desenvolver a tensão sexual dos dois). E por que diabos o Edward não foi passar a noite na casa dela? Esperamos que pelo menos isso apareça mais além ou que os dois tenham a conversa sobre sexo em outra hora.
Água jorra de uma mangueira enquanto Bella e Edward lavam a caminhonete dela. Um aparelho de som TOCA. Ele se senta no topo do telhado.
EDWARD
Venha para a minha casa amanhã.
Bella olha para cima, mirando muito mal a mangueira – água ricocheteia e borrifa no rosto dela. Ele pula do telhado.
BELLA
Sua casa? Com sua família?
Ele seca o amassado pára-choque dianteiro e, em seguida, chega à parte de trás, e, com suas próprias mãos, facilmente retira um grande amassado da caminhonete. Ela está muito atrapalhada para perceber.
BELLA
Mas…e se eles não gostarem de mim?
EDWARD
(rindo cordialmente)
Você está preocupada, não pelo fato de que você estará numa casa cheia de vampiros,
mas porque eles possam não aprovar você?
BELLA
Estou feliz que eu te divirto.
Pelo menos a frase dele foi mantida, apesar de que essa cena ficou muito aleatória. As partes seguintes se tornam bem semelhantes com as do livro, transformando a preocupação em diálogo.
Mas então a sua risada morre, enquanto ele escuta algo.
BELLA
O que é?
EDWARD
Uma complicação.
…no mesmo momento que um CARRO PRETO aparece à vista, e estaciona.
EDWARD
Eu pegarei você amanhã.
Ele se dirige para o carro dele, olhando os passageiros no—
PONTO DE VISTA DO EDWARD – INT. CARRO PRETO
Jacob com seu pai, Billy, o qual tem uma expressão intensa. Ansiosa. CÂMERA LENTA enquanto Edward encontra os olhos de Billy. Jacob olha para o seu pai de modo interrogativo.
Bella vê Edward de afastar, perturbada com a mudança. Ela força um sorriso e vai receber as visitas. Jacob ajeita a cadeira de rodas de Billy e Billy senta nela, quando–
BELLA
Veio visitar sua caminhonete?
JACOB
Parece bem. Você tirou aquele amassado.
BILLY
Na verdade nós viemos visitar sua tela plana. Primeiro jogo da temporada do Mariners. Com a adição de que o Jacob
ficava me enchendo para vê-la novamente.
JACOB
(mortificado)
Ótimo pai. Obrigada.
Jacob lança ao pai um olhar irritado, quando a VIATURA DA POLÍCIA estaciona. Charlie sai segurando dois pacotes de seis latinhas.
CHARLIE
Cerveja.
BILLY
(segura uma sacola de papel marrom)
O peixe frito caseiro de Harry
Clearwater.
Charlie sorri, satisfeito. Ele liga no jogo enquanto todos entram–
BILLY
Alguma sorte no caso do Waylon?
CHARLIE
(sombrio)
Achei uma pegada na cena do crime hoje.
Uma pegada de um pé humano descalço.
Billy parece perturbado, mas não surpreso. Bella está horrorizada.
BELLA
Uma pessoa fez isso?
JACOB
Uma pessoa louca andando por ai,
descalça nesta época do ano.
CHARLIE
Espalha a notícia na reserva, certo? Mantenham as crianças fora das matas.
BILLY
Nós faremos.
(Na direção da Bella).
Não queremos que mais alguém se
machuque.
Bella olha para longe de Billy, nervosa.
Foi interessante incluir o nome dos Clearwater e também mencionar sobre as pistas do caso do assassinato, ficou de modo natural a preocupação e a indireta do Billy para a Bella.
CENA 76 – OMITIDA
CENA 77 – OMITIDA
CENA 78 – SEQUÊNCIA DE SONHOS – DEBAIXO D’ÁGUA
Mais uma seqüência de sonhos na água que não dá pra entender. Não consigo pensar nem numa metáfora pra isso.
Bella flutua próxima a Edward, apenas suas mãos tocando, mas seus corpos estão próximos, tão perto, tão sensual…
De repente, Edward é puxado de cima para baixo! Algo o pegou, puxando ele mais para baixo.
CENA 79 – INTERNA – QUARTO DA BELLA – NA BELLA – MANHÃ
–quando seus olhos se abrem—e alívio a varre quando ela percebe que foi apenas um sonho. Mas isso a assombra…
CENA 80 – EXTERNA – PENÍNSULA OLÍMPICA – ESTRADA – DIA
FILMAGEM AÉREA da floresta enquanto nós passamos por cima dessa luxuriante expansão, para ENCONTRAR o Volvo do Edward correndo, muito rápido.
O Volvo finalmente sai da pavimentada rodovia e entra numa longa pista suja e sinuosa. SEGUIR O CARRO até que, finalmente, ele chega a uma pequena campina, onde no centro se encontra—
CENA 81 – EXTERNA – CASA CULLEN – DIA
Sem dormir na casa de Bella e não sei se todos já perceberam, mas sem primeiro beijo. Se o momento perfeito pro beijo já passou, quando que ela vai colocar isso? Sem conversas sobre ela dormindo, ou momento de “eu te amo”. Se ela deixar só pro final vai ficar tão…romance normal.
Sem Bella descendo as escadas também e seu discurso de “estou decente”…
Uma graciosa e atemporal casa. O Volvo pára e Bella sai, surpresa.
BELLA
É… maravilhosa.
EDWARD
Você esperava torres, calabouços, e
fossos?
BELLA
Não…nada de fossos.
Ele pega a mão dela. Ela se prepara. Eles entram.
Esse diálogo na realidade acontece dentro da casa, como foi visto no sneak peak do DVD do filme “Penélope”.
CENA 82 – EXTERNA – CASA CULLEN – DIA
Edward guia Bella para dentro da larga, e clara casa. Paredes de vidro que dão para o rio. Tudo é aberto e branco. Objetos históricos estão colocados ao redor com muito bom gosto.
ESCUTAR “La Traviata: Libiamo ne’ lieti calici” de Verdi, vindo de outro cômodo. Bella se sente entusiasmada.
BELLA
É tão claro e aberto.
EDWARD
Agradeça a janelas tingidas. Este é o
único lugar onde não precisamos nos esconder.
Então percebemos um SOM METÁLICO vindo da cozinha. Edward balança a sua cabeça.
EDWARD
Eu disse a eles para não fazer isso.
CENA 83 – INTERNA – CASA DOS CULLEN – COZINHA – DIA
Apesar da falta dos Cullen na entrada para recepcionar ela, a introdução dessa cena seguinte foi interessante. Demonstra a preocupação dos Cullen com Bella ser humana e ter necessidades humanas, além da raiva de Rosalie.
A ópera de Verdi EXPLODE quando Bella e Edward entram para encontrar a cozinha a todo vapor. Dr. Cullen, Emmett, Rosalie, e ESME preparam travessas com elaboradas massas Italianas e antepastos.
Esme abre uma massa de pizza e coloca rodelas de tomate ao redor num instante. Rosalie mexe num vaso, desinteressada.
Esme vê Bella e pára, emanando calor materno. Sua face com formato de coração e ondas de cabelos remanescentes da época do cinema mudo.
ESME
Bella. Estamos fazendo comida italiana
para você.
EDWARD
Esta é Esme, minha mãe para todas as intenções e propósitos.
BELLA
Bon giorno?
ESME
Molto bene!
DR. CULLEN
Você nos deu uma desculpa para usar a cozinha pela primeira vez.
Boa piada.
Uma pausa.
PANELA do lado de utensílios de cozinha novos em folha da marca Williams-Sonoma no canto –eles estão assistindo a UM PROGRAMA DE COMIDA ITALIANA na TV. Emmett acerta o controle remoto do DVD.
ESME
Espero que esteja com fome.
BELLA
Oh, completamente—
EDWARD
Ela já comeu.
Bella dispara um olhar para ele, mas algo ESTILHAÇA. Rosalie joga uma tigela no chão e dispara para fora–
ROSALIE
Perfeito.
CENA 84 – INTERNA – SALA DE ESTAR (CONTÍNUO) – DIA
A personagem da Rosalie definitivamente cresceu no filme. No livro, ela simplesmente ignora, aqui ela ganha uma personalidade mais forte. Mas acaba se tornando bom para demonstrar a preocupação do que vai dar se o Edward cair na tentação e matar Bella.
–Bella sai atrás de Rosalie, tentando se explicar. Os outros acompanham–
BELLA
Eu apenas achei – porque vocês não
comem, sabe…
ESME
Claro. Foi muita consideração sua.
EDWARD
(respondendo: Rosalie)
Ignore-a. Eu vou ignorar.
ROSALIE
Certo, vamos continuar fingindo que
isso não é perigoso para todos nós.
DR. CULLEN
(tranqüilizando)
Ela sabe disso.
EMMETT
O problema é que, vocês dois já
saíram em público, então…
ESME
Emmett.
ROSALIE
Não, ela deve saber.
(para Bella)
Isso implicará toda a família se
terminar mal.
BELLA
…Mal?
Isso fica no ar, desconfortavelmente. Edward não consegue olhar para ela.
BELLA
(percebendo)
Oh. Mal. Tipo, se eu virar uma
refeição.
Emmett abafa uma risada. Edward ri. Envolve Seus braços ao redor da Bella. Até Esme tem que dar uma risada.
A reação do Emmett fica perfeita e o diálogo da Bella também, mas o Edward rindo do fato de que ele pode matar a Bella? Muito improvável. Ele certamente fecharia a cara e diria algo como “isso não vai acontecer.”
Rosalie, exaltada, se dirige de volta para a cozinha. Emmett encolhe os ombros e vai atrás dela.
ALICE (O.S)
Oi Bella!
NA SACADA Alice pula sobre a grade, segurando um buquê de flores selvagens. Jasper a segue. Ela saltita à frente para dar um beijo na bochecha da Bella e entrega à ela as flores selvagens.
ALICE
Eu sou Alice. Você realmente cheira
bem.
EDWARD
Alice.
ALICE
Tudo bem, Bella e eu vamos ser boas
amigas.
BELLA
(estendendo sua mão)
E você é Jasper, certo?
JASPER
Prazer em conhecê-la.
Mas ele recusa a sua mão.
ALICE
(gentilmente encorajando)
Você não vai machucá-la Jasper.
Ele não tem certeza. Então Edward pega a mão da Bella.
EDWARD
Vou lhe levar num tour pela casa.
ALICE
(com significado)
Vejo vocês em breve.
Uma boa introdução para Alice e sua personalidade, relativamente parecido com o livro. O Jasper também.
Edward dispara um olhar para Alice, que Bella percebe antes dele a levar para cima. Enquanto eles sobem, Bella presta atenção nas ECLÉTICAS PEÇAS DE ARTE de vários lugares do mundo, cruzes etíopes, Dresden China, pergaminhos asiáticos. Eles alcançam—
O PATAMAR — para ENCONTRAR uma parede com dúzias de quadrados de seda artisticamente organizadas com franjas. Bella olha mais perto.
BELLA
Chapéus de formatura?
EDWARD
Piada interna. Nós nos matriculamos
muito.
Também podemos ver isso no sneak peak. Esse diálogo seguinte ficou legal também.
BELLA
Que pesadelo, repetir o colegial.
EDWARD
Verdade, mas quanto mais cedo nós
começamos num novo lugar, mais tempo
podemos ficar.
Ela treme ao pensar nisso, enquanto eles continuam…
CENA 85 – INTERNA – QUARTO DO EDWARD – DIA
A parte final dessa cena pode ser vista no sneak peak. E a falta deles terem passado a noite no quarto da Bella começa a fazer falta. Dá pra acreditar que eles não se beijaram ainda? Pelo que foi visto nos trailers dá pra concluir que eles vão acabar tendo o primeiro beijo no quarto da Bella, provavelmente depois dessa cena (que é capaz de não cortar direto para o baseball, senão já corta pro James e acaba o momento romântico passando pro momento ação).
EDWARD
… e este é o meu quarto.
Bella entra para encontrar uma parede de portas de vidro abertas que dão para um convés, com o rio ao longe. O resto é coberto do chão ao teto por CD´s, vinis, fitas, etc., com um sofisticado sistema de som/Ipod.
BELLA
Então, você é obcecado por música.
Mas…
(olhando ao redor)
Sem cama?
EDWARD
Não durmo.
BELLA
Nunca?
EDWARD
Nada de pesadelos, nada de babar,
nada de roncar.
Essa revelação estava faltando mesmo, mas mais uma pista de que o diálogo sobre ela falar o nome dele enquanto dorme não vai aparecer. O comentário dele acaba sendo engraçado também.
Ela pondera isso, enquanto ela passa a mão pela parede de CD´s, estudando os títulos.
EDWARD
Você tem algum favorito?
BELLA
Depende. Alternativo? Jazz? Anos
sessenta, setenta…
EDWARD
Oh, ela conheça a sua música. Tudo bem,
anos noventa. 80/90´s. Clássicos.
BELLA
Tenho que dizer… Debussy.
É interessante, porque no livro a Bella não é realmente uma pessoa ligada a música, a gente nunca aprende muito sobre os gostos dela. Acaba sendo um bônus de ouvir as playlists da Stephenie. Aqui parece que a Bella é tão ligada em música quanto o Edward. Ela às vezes parece estar sendo mais desenhada como mais madura do que no livro.
Felizmente, a Melissa manteve a relação de Debussy e o fato dele ser algo em comum entre os dois personagens.
Ele olha para ela, surpreso, ele sorri.
EDWARD
Também é o meu favorito.
Momento do sneak peak (dá pra notar que tem algumas pequenas mudanças do roteiro para a cena final, o que é sempre bom pra torcer em outras partes que ainda não temos certeza se o roteiro ficou bom).
Fora da conexão deles, ele puxa um CD e coloca para tocar. Uma versão de solo de piano da CLAIR DE LUNE começa a tocar.
Ele se aproxima dela, pegando a sua mão, então ele começa a girá-la numa pirueta, dançando com ela – mas ela interrompe a dança e se afasta.
BELLA
Sem dança.
EDWARD
Nunca?
BELLA
Nada de tropeçar, nada de cair,
nada de zombaria.
EDWARD
(maliciosamente)
Eu sempre posso fazer você dançar.
BELLA
Você não me assusta.
EDWARD
Você realmente não deveria ter dito
isso.
Ele sorri, um baixo ROSNADO no fundo da sua garganta. Ela sorri e saem porta afora para—
CENA 86 – EXTERNA – QUARTO DO EDWARD – VARANDA (CONTÍNUO)
– Bella anda de costas até o corrimão. Edward aparece na porta, se agachando levemente, pronto para saltar.
BELLA
Nem pense nisso…
– De repente, ela perde o fôlego quando ele a pega nos braços e eles VOAM PARA FORA DA VARANDA.
EM UMA ARVORE – nos braços dele. Quando ela percebe onde está, ela ri, divertida. É infeccioso, ele ri com vontade, também…
CORTA PARA:
CENA 87 – INTERIOR – CASA DOS CULLEN – SALA DE ESTAR – O MESMO
Esme e Carlisle olham para fora da janela. A RISADA de Edward penetra no aposento até eles; Esme sorri.
ESME
Ela o trouxe à vida.
CARLISLE
Ele está sozinho a muito… Mas como
isso poderá terminar bem?
ESME
A Alice já esteve errada antes.
CARLISLE
Não freqüentemente.
Esme se volta para Carlisle, gentil, porém absolutamente firme.
ESME
Carlisle, a Bella é o que ele quer.
Vai tudo dar certo, de algum jeito.
Carlisle sorri para ela com amor e pega sua mão enquanto os dois olham através da janela.
CENA 88 – EXTERNA – ÁRVORE – O MESMO
Edward olha nos olhos de Bella.
EDWARD
Confia em mim?
BELLA
Teoricamente…
EDWARD
Então feche seus olhos.
Ela fecha, mas cautelosamente. Ele a segura mais firmemente, então PULA para uma outra árvore, como um esquilo voador! Então pula novamente para o topo de outra árvore. Ele consegue balanço rapidamente, enquanto segura Bella.
EDWARD
Abra.
Ela o faz… para a visão panorâmica mais magnífica do vale, do rio e das montanhas além. A câmera roda ao redor deles, dando uma perfeita visão de 360º dos arredores deles. Sai do rosto inebriado.
CORTA PARA:
CENA 89 – EXTERIOR – ESCOLA – DIA
Jéssica joga uma bola de vôlei para cima, treinando saques. Ângela tira uma foto dela depois aponta sua câmera para o resto do ginásio, procurando um assunto novo. Eric olha alguns panfletos do baile.
JESSICA
Monte Carlo? Este é o tema do nosso
baile?
ERIC
Jogatina, smokings e
(imitando Sean Connery)
Bond. James – EI!
- Enquanto Jessica joga a bola que bate no rosto dele.
ANGELA
AI. MEU. DEUS.
Ângela, olhando pela suas lentes atrás de uma foto, está parada. Jéssica e Eric vêem –
BELLA E EDWARD
- Chegando juntos. Todos os olhos na escola estão virados para eles, cheios de curiosidade, ciúme, inveja.
BELLA
Todos estão olhando.
EDWARD
Não aquele cara bem – é, ele acaba
de olhar.
Mostra o incrível e confortante sorriso de Edward.
CENA 89 – EXTERNA – FLORESTA – DIA
CLOSE EM UM PASTOR ALEMÃO
Se movendo rapidamente, procurando. INCLUI-SE CHARLIE segurando a coleira –
- É uma caçada, vários cães, meia dúzia de homens armados.
CHARLIE
Rapazes, nós temos algo –
Os policiais correm para Charlie. Eles se reúnem em volta –
UMA PEGADA. Os cachorros começam a levá-los em uma determinada direção. Enquanto o grupo começa a correr –
PONTO DE VISTA DESCONHECIDO – EM CHARLIE, À UMA CERTA DISTÂNCIA
Nós vemos Charlie e o grupo de policiais indo embora… a câmera gira para encontrar –
JAMES – EM CIMA DE PEQUENO MORRO, OLHANDO PARA ELES
Laurent está perto dele. Victoria corre até eles.
VICTORIA
Eles pegaram a isca.
JAMES
Até amanhã eles estarão a meio
caminho de Winnipeg.
Victoria agarra a blusa de James com desejo. E o puxa para perto.
VICTORIA
Eu adoro quando homens me perseguem.
Ele ri zombeteiramente, então começa a tirar as roupas dela. Eles se empurram na direção da floresta com luxúria. Laurent mau nota, ele continua a olhar o grupo de policiais com preocupação.
CENA 90 – EXTERNA/INTERNA – CAFETERIA DE FORKS – FIM DE TARDE
Bella anda rapidamente até a entrada, tentando controlar a felicidade em seu rosto…sem sucesso. Do outro lado da porta ela passa por Mike, passando o tempo com vários de seus colegas do time de basquete.
MIKE
Ei, Arizona. Então… Você e o Cullen.
Ela levanta os ombros de forma despreocupada, mas não consegue esconder um sorriso enquanto acha a mesa de Charlie e senta.
BELLA
Desculpe o atraso. Projeto de biologia.
Cora põe um bife na frente de Charlie e um prato de mariscos na frente de Bella.
CHARLIE
Pedi um combo de mariscos para você.
BELLA
Peça um para si da próxima vez. Você
deveria cortar um pouco a carne.
CHARLIE
Eu tenho uma saúde de cavalo.
CORA
(preocupada)
Então, Chefe, os rapazes querem saber,
você achou alguma coisa perto do rio dos Quileutes hoje?
Charlie está ciente dos lenhadores perto do balcão ouvindo, também. Ele faz sua resposta de modo a manter todos calmos.
CHARLIE
O suspeito está indo para leste. O xerife
do condado de Kitsap está tomando conta
da operação daqui em diante. Eles estão
colocando mais pessoal no caso.
CORA
Espero que eles o peguem logo.
Ela vai embora, com um ar de alívio. Charlie e Bella passam o sal um para o outro, manteiga para o pão, etc., em um ritmo.
CHARLIE
Seus amigos estão acenando para
você.
Ela se vira e vê Mike e os outros caras brincando lá fora com canudos no nariz, fazendo caretas para ela. Ela sorri.
CHARLIE
Tudo bem se você quiser se juntar a
eles. Eu vou dormir cedo hoje, de
qualquer forma.
BELLA
É, eu também.
CHARLIE
É sexta-feira à noite. Saia. O garoto
dos Newton está dando um sorriso grande
para você. Os Newton são uma boa família.
BELLA
Ele é só um amigo.
CHARLIE
Nenhum dos garotos da cidade interessa
você?
BELLA
Nós não vamos realmente falar de
garotos, vamos?
CHARLIE
É só… você deveria estar andando
com pessoas. Eu deixo você muito
sozinha.
BELLA
(com uma afeição genuína)
Eu nunca me importei em ficar sozinha.
Talvez eu seja parecida assim com o
meu pai.
Charlie sorri. Eles já tiveram uma longa jornada. Cora retorna –
CORA
Sobremesa de frutas, dois garfos.
Ela põe o prato entre os dois. Tomada dos dois pegando seus garfos…
CENA 91 – INTERNA – QUARTO DE BELLA – NOITE
Bella, vestida para dormir, olha para fora da janela enquanto conversa com Renée. A euforia de Bella ainda está em seus olhos…
BELLA
Então, os treinos de primavera
estão indo bem?
ENTRE-CORTES COM:
CENA 92 – INTERNA – CAFÉ – NOITE
Renée conversa no celular. Phil está atrás dela, depois do treino de rebatedores, comendo com alguns companheiros de time.
RENE
O Phil está trabalhando duro. Nós
estamos procurando uma casa para alugar,
no caso disso se tornar permanente. Você gostaria de Jacksonville, querida.
BELLA
Na verdade, Forks está começando a
melhorar, para mim.
RENE
(pára, sabendo que tem mais)
Poderia… um garoto ter algo com relação
a isto?
BELLA
(com um pequeno sorriso)
Talvez…
RENE
Me conte tudo! Ele é um atleta? É
indie? Eu aposto como ele é inteligente!
Ele é inteligente?
BELLA
(tentando evitar mentiras)
Ele é meio fanático por história.
– Ela se vira para encontrar –
EDWARD DEITADO EM SUA CAMA, sorrindo. Ela quase derruba o telefone.
BELLA
Eu…tenho que ir.
RENE
Sem chance, nós temos que conversar
sobre garotos. Você está sendo segura?
Edward olha para ela, ele ouviu tudo. Ela está mortificada.
BELLA
Te ligo depois, mãe.
Focaliza em Bella, que desliga o telefone.
BELLA
Como você entrou aqui?
EDWARD
A janela, como sempre.
BELLA
Você esteve aqui antes?
EDWARD
O que mais tem para se fazer à
noite?
Ela o empurra. Ele segura sua mão e a puxa para a cama, brincando e lutando enquanto –
BELLA
Você estava me perseguindo!
Pervertido!
EDWARD
Quieta! O chefe vai te ouvir.
Mas a eletricidade do contato físico entre eles toma conta dos dois, a risada deles diminui. Ele olha a face dela.
EDWARD
Eu só… gosto de olhar por você.
Ele levanta os dedos até os lábios dela, fazendo-a estremecer.
EDWARD
Tem algo que eu gostaria de tentar.
Ela faz que sim com a cabeça, encantada por ele. Ele toma a face dela em suas mãos, hesita, como se estivesse se testando, então suavemente a beija…
Nenhum dos dois está preparado para a resposta dela. Ela respira em um ofego alto, os dedos dela se entrelaçam nos cabelos dele, segurando-o perto dela. Os lábios se partem enquanto ela inala o cheiro dele…
Então, as mãos dele gentilmente empurram o rosto dela para trás. Ela abre os olhos para ver que os olhos dele estão alarmados, o maxilar travado.
BELLA
(mortificada)
Oh… Eu… Oh.
Ele relaxa um pouco, olhando para a face corada dela.
EDWARD
Eu sou mais forte do que eu pensava.
BELLA
Queria dizer o mesmo. Eu estou com
tanta vergonha.
EDWARD
Não fique. Mas nós temos de ser cuidadosos. (sério)
Eu nunca posso perder o controle com você. Nunca.
Ela balança a cabeça afirmativamente, então cuidadosamente deita a cabeça no peito dele. Ele a abraça. Sai dos dois.
CENA 93 – INTERNA – CASA DE CHARLIE – SALA-DE-ESTAR – FIM DE TARDE
Bella entra e encontra Charlie limpando um rifle. Ele começa a dizer olá mas ela diz apressadamente –
BELLA
Eu tenho um encontro com Edward Cullen.
Ele de repente parece estar tendo um ataque.
CHARLIE
Ele é muito velho para você.
BELLA
Nós dois estamos no mesmo ano. Eu achei
que você gostasse dos Cullen.
CHARLIE
E eu achei que você não estivesse
interessada em nenhum dos garotos da
cidade.
BELLA
Edward não mora na “cidade”. E está só começando e – não importa, ele está lá
fora agora.
CHARLIE
Agora? Ele está lá fora?
BELLA
Ele quer conhecê-lo. Oficialmente.
CHARLIE
Bom.
Ele empunha o rifle de brincadeira.
BELLA
Seja legal, ok? Ele é… importante.
Charlie balança a cabeça de forma a assegurar sua filha… então ela abre a porta para mostrar Edward vestindo um casaco parca e luvas.
EDWARD
Chefe Swan. Eu queria me apresentar formalmente ao senhor. Eu sou Edward.
Edward estende a mão. Charlie a pega, mas fala um alô baixo, resistindo a ele.
EDWARD
Eu não vou manter Bella fora até tarde da noite. Nós vamos apenas jogar baseball com
a minha família.
CHARLIE
Bella vai jogar baseball?
Bella está igualmente surpresa, mas esconde isto.
EDWARD
Sim, senhor. Este é o plano.
CHARLIE
Bem. Então, mais poder para você,
eu acho.
EDWARD
(olha nos seus olhos)
Ela vai estar segura comigo, senhor.
Eu prometo.
Enquanto Edward está saindo… Charlie segura Bella.
CHARLIE
(falando baixo)
Você está com aquele spray de pimenta?
BELLA
Pai.
CENA 94 – EXTERIOR – CASA DE CHARLIE – FIM DE TARDE
Edward e Bella entram em um jipe imenso que está parado na via.
EDWARD
(divertido)
Seu pai acha que você deveria ir para
uma escola exclusiva de garotas.
BELLA
Não é justo. Lendo a mente de Charlie.
Enquanto eles entram no jipe, Bella vê um taco de baseball –
BELLA
Desde quando vampiros jogam baseball?
EDWARD
É o passatempo americano. E mais, tem
uma tempestade vindo. É o único horário
onde nós podemos jogar. Você vai ver
porque.
CENA 95 – EXTERIOR – CLAREIRA NA FLORESTA – CREPÚSCULO
Nuvens de tempestade no céu enquanto Bella e Edward estacionam o jipe. Ela vê um campo de baseball rústico, em um campeado enorme nos picos da Península Olympia.
Esme e Emmett vêm cumprimentar Bella.
ESME
Quem bom que você está aqui. Nós
precisamos de um árbitro.
EMMETT
(sorri torto)
Ela acha que nós trapaceamos.
ESME
Eu sei que vocês trapaceiam. Diga o que
você achar deles, Bella.
CHICOTE (movimento de câmera muito rápido) para Alice no lugar do arremessador.
ALICE
Está na hora.
- Enquanto um trovão perturba a floresta.
MONTAGEM – O JOGO
É extraordinário. Bella fica com Esme, que está jogando como apanhadora. Alice arremessa em velocidade da luz. Edward e Emmett tomam suas posições no outfield (NT – Área que abrange da primeira à terceira base do campo de baseball)
- ROSALIE DESTRÓI a bola com o taco de alumínio. Ela faz o barulho de um trovão – e é seguida pelo barulho de um trovão de verdade.
BELLA
(para Esme)
Agora eu entendo porque vocês precisam
dos trovões.
A bola voa como um meteoro para dentro da floresta, ricocheteando entre as árvores. Edward desaparece atrás dela.
BELLA
Isso tem que ter sido um home run.
ESME
O Edward é muito rápido.
Rosalie corre circulando as bases, quase um borrão – Edward corre através da floresta com a bola e a joga para a base do batedor. Esme a pega milisegundos antes de Rosalie chegar.
BELLA
Você está fora?
Esme faz que sim com a cabeça… Impressionada, Bella assiste enquanto Carlisle acerta uma bola diretamente para o interceptador. Edward e Emmett correm para a pegada, mergulhando 4 metros e meio e colidindo com tanta força que soa como se as rochas estivessem caindo. Eles perdem a bola – Carlisle está seguro!
JASPER BATE o próximo arremesso – para dentro da floresta. Mas antes que Edward possa persegui-la Alice ofega.
ALICE
Pare! Eu não os vi…
Eles todos param. Edward está imediatamente do lado de Bella. A família instantaneamente se reúne na base.
ALICE
Eles estão viajando tão rápido –
ROSALIE
Você disse que eles tinham saído do
condado.
ALICE
Eles tinham, mas daí nos escutaram…
(olha para Edward)
E mudaram de idéia.
EDWARD
(para Bella)
Solte seu cabelo –
ROSALIE
Como se isso fosse ajudar. Eu podia
sentir o cheiro dela do outro lado
do campo.
Edward ignora Rosalie enquanto ajeita o cabelo de Bella.
EDWARD
Eu não devia ter te trago aqui. Eu
sinto muito.
Ela teria perguntado porque mas, de repente, eles todos se viram para –
O CONTORNO DA FLORESTA
Um rufar distante… Então James, Victoria e Laurent aparecem. Enquanto eles estão chegando mais perto Bella nota seus pés descalços, e o vermelho profundo dos seus olhos. Laurent ergue a bola.
LAURENT
Eu creio que isso pertence a vocês.
Ele joga a bola (o seu jogar casual mesmo assim sendo absurdamente rápido) para Carlisle, que facilmente a pega e sorri polidamente.
CARLISLE
Obrigada.
LAURENT
Você aceitaria mais três jogadores?
CARLISLE
Mas é claro.
LAURENT
Eu sou Laurent. Esta é Victoria. E
James.
CARLISLE
Você gostaria de começar batendo?
Laurent apanha um taco. Os Cullens tomam suas posições. Carlisle é o apanhador, Edward está na primeira base, com Bella atrás dele, perto do jipe.
Bella vê que os olhos de Edward estão em James. Laurent está batendo.
CARLISLE
Eu receio que suas caçadas causaram uma bagunça para nos.
LAURENT
Minhas desculpas. Nós não tínhamos conhecimento que este território havia
sido tomado.
CARLISLE
Sim, esta é nossa residência permanente.
Os três recém-chegados trocam um olhar de surpresa.
LAURENT
Verdade? Bem, nós não seremos mais um problema.
VICTORIA
Os humanos estavam nos procurando, mas
nós os despistamos para leste –
Jasper apanha a bola – Laurent bate nela com força – mas Alice está em cima de uma árvore em um instante e a bola está nas mãos de Alice com um barulho. Laurent se irrita, mas James sorri levemente, deliciado com a descoberta de bons oponentes.
James é o próximo e ele bate na bola com uma força incrível.
Ele corre pela primeira base, por Edward, por Bella…
CLOSE em Bella – Em câmera lenta, enquanto o vento da bola mexe o cabelo dela, carregando seu cheiro, que vai para –
JAMES – que, de repente, berra, parando. Ele move a cabeça rapidamente para ela e se agacha, suas narinas se abrindo, excitadamente, com os olhos fixados em Bella.
JAMES
Você trouxe um lanche.
Edward se joga para frente de Bella, mostrando seus dentes. Um rosnar verdadeiramente feroz e ameaçador escapa da garganta dele. James rosna em retorno.
TOMADA DE CIMA – Em um instante, os Cullens vão para trás de Edward – Laurent e Victoria vão para trás de James.
CARLISLE
A garota está conosco.
LAURENT
(tentando amenizar a situação)
Nós não a machucaremos.
EMMETT
(faminto por uma luta)
Ouse tentar.
CARLISLE
Eu acho que é melhor que vocês fossem
embora.
LAURENT
Claro, eu posso ver que o jogo está
terminado. Nós iremos agora. James?
Mas os olhos de James não saem dos de Edward. Laurent põe uma mão no ombro de James e, finalmente, James vai para a floresta com seus comparsas, desaparecendo. Quando eles vão embora, Esme imediatamente começa a juntar os tacos.
CARLISLE
Tire a Bella daqui. Nós os seguiremos.
Carlisle, Jasper e uma relutante Rosalie correm atrás dos três vampiros. Edward apanha Bella nos braços e –
Muda para:
Esse lote de cenas vai do capítulo 18 (mais ou menos no início) até parcial do 21. Para deixar registrado: a explicação sobre o passado de Carlisle nunca acontece.
CENA 96 – EXTERNA – CAMPO DE BASEBALL – NO JEEP – CREPÚSCULO
Edward vira Bella bruscamente para dentro do Jeep e coloca o cinto de segurança nela—
EDWARD
James é um rastreador. Eu vi na sua mente.
A caçada é sua obsessão, e minha reação o
incitou—
–Os pneus giram enquanto Edward VIRA o Jeep –
EDWARD
– nós somos um grande clã de lutadores fortes, todos protegendo uma humana vulnerável.
(sombrio com aversão)
Eu apenas fiz com que esse fosse seu jogo mais emocionante.
Bella fica pálida com percebendo o que ela tinha acabado de fazer para todos eles…
O JEEP SAI EM DISPARA NA ESTRADA DE TERRA DA MONTANHA
um choque, uma viagem que desafia a morte, passando por riachos, até que eles alcançam–
Nessa cena foram cortados os personagens “adjacentes” (porque sempre é mais fácil filmar só com 2 do que com 4), mas o diálogo é praticamente o mesmo, já tivemos um relance disso no trailer. Na realidade, no livro é mais longo e mais angustiante porque ninguém explica nada para a Bella até ela exigir. O Edward do livro também é um pouco mais rude com a Bella.
CENA 97 – EXTERNA – ESTRADA DA MONTANHA – NOITE
O JEEP corre loucamente estrada a baixo.
EDWARD
O primeiro lugar para onde ele vai é sua casa. Ele irá rastrear seu cheiro até lá.
BELLA
O quê?!!Charlie está lá. Ele está em perigo
por minha causa. Por nossa causa!
Acho difícil a Bella colocar a culpa de alguma coisa no Edward algum dia. Ela nunca fez isso, nem em “Lua Nova”, que dirá duma “simples” ameaça de morte.
EDWARD
(calmamente)
Então nós levaremos o rastreador para longe
dele. De alguma maneira.
Edward calmo com a Bella sendo ameaçada de morte? Não, não rola.
Ele rapidamente vira na curva, LAMA VOANDO–
CENA 98 – INTERNA – CASA DO CHARLIE – SALA DE ESTAR – NOITE
Charlie assiste a um jogo de basebol na televisão, quando a porta de repente se abre para mostrar Bella, chorando, e Edward, devastado–
BELLA
Eu já disse, me deixe!
EDWARD
Bella, não faça isso. Apenas pense um pouco
sobre isso, por favor—
BELLA
Saia! Está tudo terminado.
Ela BATE a porta. Charlie se levantou, confuso, preocupado.
CHARLIE
Bella? O que aconteceu?
BELLA
Eu tenho que ir embora daqui. Ir embora
de Forks. Eu estou indo embora. Agora.
Bella corre para o andar de cima. Charlie segue atrás dela apressado—
Eu acho ótimo essa sacada que ela fez de cortar a parte que a gente mais ou menos entende o que a Bella vai fazer no livro, porque com o final da cena anterior parece que ela realmente brigou com ele. Vai ser fantástico ver a Kristen interpretando essa parte. O resto da narração ficou muito parecida, o diálogo e as ações. Ponto para a Melissa.
CENA 99 – INTERNA – QUARTO DA BELLA – NOITE
Bella bate a porta atrás dela. MOSTRA Edward que já se encontra no quarto, pegando coisas das gavetas dela e jogando dentro de uma mochila mais rápido do que um humano seria capaz. Bella se encosta à porta.
BELLA
(um doloroso sussurro)
Não posso magoá-lo.
Edward lança um olhar para ela do tipo você tem. UMA BATIDA.
CORTA para o Charlie no outro lado. É uma agonia para ambos.
CHARLIE
Bells. Ele lhe machucou?
BELLA
Não pai.
CHARLIE
Então o que foi? Ele terminou com você?
BELLA
Eu terminei com ele.
CHARLIE
Eu achava que você gostava dele.
BELLA
É exatamente por isso que tenho que ir.
Eu não quero isso. Eu que ir para casa.
EDWARD
(sussurrando)
Vou estar na caminhonete.
Ele desaparece pela janela. Bella reúne força para continuar sua performance. Ela abre a porta para expor Charlie. Ele a segue enquanto ela carrega a sua mochila e as chaves da caminhonete—
CENA 100 – INTERNA – CASA DO CHARLIE – ESCADAS (CONTINUO) – NOITE
Bella desce as escadas – Charlie a segue.
CHARLIE
Sua mão nem está em Phoenix.
BELLA
Ela vai voltar para casa. Eu ligo para
ela da estrada.
CHARLIE
Você não pode dirigir até a sua casa agora.
Eu a levarei ao aeroporto pela manhã.
BELLA
Eu quero dirigir. Preciso de tempo para
pensar. Páro em um hotel daqui a algumas
horas. Eu prometo.
Ela segue descendo as escadas. Charlie acompanha…
CENA 101 – INTERNA – CASA DO CHARLIE – SALA DE ESTAR (CONTINUO) – NOITE
Bella chega ao térreo com Charlie atrás dela. Ela está quase na porta, mas Charlie a impede.
CHARLIE
Bells, sei que não fico muito tempo em casa,
mas eu posso mudar isso. Nós podemos fazer
mais coisas juntos.
Ela respira fundo, se odiando pelo que ele está preste a dizer…
BELLA
Como assistir mais basebol na tela plana? Ou
ir ao café? Mesmas pessoas, mesmo bife, mesma torta de frutas toda noite? Isso é você pai.
Não eu.
Isso atinge Charlie forte. Ela mal pode suportar, se dirige às escadas, enquanto ele leva um segundo para se recuperar…
CHARLIE
Bella… Acabei de tê-la de volta…
O que partiu o coração de Bella… e forçou ela a dar o último golpe.
BELLA
E seu eu não for embora agora, vou ficar
presa aqui como minha mãe ficou.
Uma tentativa meio frustrada de expor as falhas do relacionamento dos dois, acho que a frase do Charlie ficou meio forçada, para alguém que não sabe se expressar muito bem, as respostas da Bella até ficaram boas.
CENA 102 – EXTERNA – CASA DO CHARLIE – NOITE
Bella sai em direção a sua caminhonete. Lágrimas jorram dos seus olhos.
ÂNGULO NA FLORESTA
Árvores, galhos… e um par de OLHOS MORTAIS. James. Ele observa de uma distância enquanto Bella sai com o carro. A caminhonete se afasta…e da mesma forma o faz James, deixando Charlie sozinho com a sua dor, olhando para fora da janela.
Uma boa adição para o espectador perceber que o Charlie não está mais em perigo e focar só na Bella.
CENA 103 – INTERNA – CAMINHONETE DA BELLA – NOITE
Bella dirige, enquanto seca as lágrimas. De repente Edward está do lado de fora do carro, próxima a janela da Bella.
EDWARD
Ele vai perdoá-la.
(para o olhar surpreso de Bella)
Passe para o lado…
Bella passa para o lado do passageiro enquanto Edward abre a porta, entrando e segurando a direção. Bella tomba.
BELLA
O rosto dele… eu disse as mesmas palavras
que minha mãe usou quando ela o deixou.
EDWARD
Era o único jeito dele lhe deixar ir.
Edward ACELERA.
EDWARD
Seu pai está a salvo agora, Bella. O
rastreador está nos seguindo—
O diálogo ficou muito parecido também, também o plano da Bella acabou não sendo exposto, parece que a idéia surgiu de um modo meio misterioso. Só dá para sentir falta do Edward nervoso.
De repente, BOOM – uma silhueta escura SALTA na caminhonete. Bella GRITA.
EDWARD
Está tudo bem. É apenas o Emmett. Alice
está no carro atrás de nós.
Ela recupera o fôlego. Isso o mata, vê-la tão assustada. Ela olha para fora da janela enquanto eles passam pela cidade…
Vimos essa parte no trailer, mas acho que ficou ótimo colocar o Edward focado como furioso consigo por ter exposto a Bella a isso.
CENA 104 – PONTO DE VISTA DA BELLA – EXT. CAFÉ DE FORKS – NOITE
A pequena e isolada cidade passa em CÂMERA LENTA…DENTRO nós vemos Mike, Jéssica, Eric e Ângela rindo, flertando,
inocentes, esperançosos…
Desnecessário, só se for pra dar aquela sensação de que ‘eu poderia ter tido uma vida normal’, o que seria sem sentido.
CENA 105 – EXTERNA – CASA DOS CULLEN – NOITE
Edward, Emmett e Alice levam apressadamente Bella do carro para dentro da casa… mas congelam quando a porta abre e Laurent sai. Eles se colocam imediatamente em posições defensivas, mas o Dr. Cullen aparece.
DR. CULLEN
Ele veio para nos alertar. Sobre James.
Eles levemente se afastam. Laurent se dirige a Dr. Cullen.
LAURENT
Tenho cansado dos jogos dele. Mas ele tem
sentidos incomparáveis. Absolutamente mortais.
Eu nunca vi algo como ele em trezentos anos.
E a mulher, Victoria, virá atrás dele. Não a subestimem.
Dr. Cullen acena agradecendo, Laurent olha para Edward com uma expressão de pesar.
LAURENT
Eu realmente sinto muito pelo que foi desencadeado aqui.
E ele se afasta, desaparecendo na floresta…
Ficou bem parecida essa também, deixa o Laurent mais “malvado” porque ele não chega a dizer que quer viver essa vida de vegetariano.
CENA 106 – INTERNA – CASA DOS CULLEN – GARAGEM DE QUATRO CARROS – NOITE
A porta do lado se abre repentinamente enquanto Edward e os outros Cullen entram, seguidos da Bella. As luzes são acessas para mostrar uma imaculadamente limpa garagem; o Volvo, a BMW vermelha, a Mercedes sedan preta, uma SUV.
Todos com exceção de Rosalie se colocam em ação, abrindo armários procurando por equipamentos – telefones celulares, baterias extras, mapas, GPS, peças de roupas, latas de gasolina, etc.. Enquanto eles carregam os veículos—
JASPER
Eu já lutei com o nosso tipo antes. Somos difíceis de matar.
EDWARD
Mas não impossível. Nós os destroçaremos—
EMMETT
(com desejo por sangue)
Nós o partiremos com nossas mãos, então queimaremos os pedaços—
DR. CULLEN
Eu não tenho prazer em matar outra criatura. Mesmo que seja um sádico como James.
Diálogo muito mal-construído. Ficou totalmente explicativo e estranho, são aquelas informações que temos no livro, mas que a Melissa só conseguiu encaixar num diálogo assim. Vai ficar estranho sendo falado pelos personagens, porque é algo que eles já sabem, não precisam falar em voz alta, a não ser que estivessem falando para a Bella.
ROSALIE
Isso se ele não pegar um de nós antes.
BELLA
(horrorizada)
Isso é loucura. Vocês não podem se colocar
em perigo assim – por minha causa.
ROSALIE
Muito tarde.
Edward dispara um olhar para Rosalie, mas ele pega dois molhos de chaves de um gancho, jogando um molho, rápido como um raio, para o Dr. Cullen—
EDWARD
Eu levarei Bella para o sul, enquanto você
guia o rastreador para longe—
DR. CULLEN
Não, Edward — o rastreador acha que você
não vai deixar a Bella. Ele vai segui-lo.
ALICE
Eu irei com a Bella. Jasper e eu a levaremos
para o sul.
(olhando para ele)
Eu a manterei a salvo, Edward.
Edward agoniza. Frustrado. Alice se aproxima.
EDWARD
(observa ela, perturbado)
Você pode manter seus pensamentos para você?
Ela acena. Uma concordância silenciosa. Edward finalmente entrega suas chaves para Alice. Então ele abre uma das malas da Bella, retirando roupas e as arremessando na direção—
EDWARD
Esme, Rosalie, coloquem isso para que o rastreador pegue o cheiro da Bella.
ROSALIE
(derrubando as roupas)
Por que eu deveria? O que ela é para mim?
Apenas uma ameaça que você nos infligiu—
DR. CULLEN
(girando-a)
Rosalie. Bella está com Edward. Ela faz
parte da família agora. E nós protegemos a
nossa família.
Ficou bem legal assim, reduziu o texto do livro em poucos diálogos, que tornam algo mais ágil do que a narração da Bella no livro. Aumentou a participação da Rosalie, mas acho que ficou interessante também e a frase do Carlisle ficou bem colocada.
Ela olha furiosamente, mas apanhas as roupas. Dr. Cullen pega na maçaneta da porta e todas as PORTAS DE METAL se abrem. Dr. Cullen aperta o ombro de Edward antes dele e Esme entrarem na SUV. Todos terminam de carregar, entrando nos carros—
Em meio a isso, Edward e Bella têm um momento juntos.
BELLA
Se algum de vocês se ferir por minha
causa—
EDWARD
Nós não iremos, são cinco de nós, dois
deles. Quando terminar, eu irei pegá-la.
Ele a puxa mais para perto, olhando em seus olhos.
EDWARD
Você é minha vida agora.
Como vimos nesse último trailer. Vai ficar fofo, mas eu sinto falta do momento beijão entre os dois, poxa, é a “última vez” que eles vão estar juntos, faltou o beijo de despedida e os olhos do Edward nela quando eles se despedem.
Eles se olham absorvidos um pelo outro, possivelmente pela última vez — enquanto a SUV se retira, a tela se apagando para o preto—
CENA 107 – EXTERNA – AUTO-ESTRADA – NOROESTE DO PACÍFICO – AMANHECER
O sol começa a nascer na estrada vazia enquanto o brilhante e preto MERCEDES SEDAN com as janelas escuras passa pela moldura—
CENA 108 – INTERNA – MERCEDES – A MESMA
Jasper dirige, Alice no assento do passageiro. Bella está atrás, seus olhos vermelhos de chorar. Ele fala em seu
telefone celular—
BELLA
Mãe, sou eu de novo. Você deve ter deixado
o seu telefone ficar sem bateria. De qualquer maneira, não estou mais em Forks, mas estou bem. Eu explicarei quando você ligar.
Corta aquela coisa de “celular não restreado” que não seria realmente necessária, dá para sentir falta do momento Alice e Bella, no qual ela chora no colo dela.
Ela desliga, então olha para fora da janela, observando o verde, enevoada Península Olympic passando rápido. Fora do rosto da Bella—
UMA SÉRIE DE MUDANÇAS DE CENAS DURANTE O DIA, ENTÃO À NOITE
–mostra-nos a paisagem enquanto muda do verde escuro para trechos de encostas, para uma paisagem mais seca, rodeada de marrom, até que a noite cai e luzes de faróis passam por nós. Finalmente pousamos em…
CENA 109 – OMITIDA
CENA 110 – EXTERNA – FLORESTA, PENÍNSULA OLÍMPICA – DIA
ÁRVORES PASSAM RAPIDAMENTE POR NÓS numa velocidade ofuscante enquanto seguimos Edward, Rosalie e Emmett, que se precipitam para dentro e para fora da cena, lançando-se entre a floresta enevoada, Edward, o mais rápido, guiando.
Edward pára, tentando ler os pensamentos do seu inimigo. Rosalie rasga um pequeno pedaço da sua blusa, deixando-o em uma FLORIDA ÁRVORE DE BORDO. E então eles já partiram.
Uma boa adição, e cenas com o Edward sempre são bem-vindas! As debaixo também, é legal essa exposição do que no livro acaba não acontecendo porque é tudo da perspectiva da Bella, que não vê isso acontecer.
CENA 111 – OMITIDA
CENA 112 – EXTERNA – OUTRA PARTE DA FLORESTA – DIA
Esme e Dr. Cullen se agacham no topo de uma colina, olhando para o rio baixo. Distante, embaixo eles notam—
PONTO DE VISTA DELES – NO LAGO – VICTORIA anda até estar à vista. Então ela olha na direção deles. Quando Dr. Cullen e Esme têm certeza que ela pegou o cheiro deles, eles continuaram a subir para o topo da colina.
CENA 113 – OMITIDA
CENA 114 – EXTERNA – FLORESTA, PENÍNSULA OLYMPIC – DIA
James passa pela FLORIDA ÁRVORE DE BORDO – então pára, voltando para a árvore, encontra o pequeno pedaço de tecido. Ele parte novamente…mas pára, cheira o tecido. Algo não está certo. Ele corre de volta para a direção oposta…Uh oh…
Isso é bom também, já deixa o espectador ansioso e não naquela expectativa de tédio que temos no livro, de que nada está acontecendo lá fora.
CENA 115 – INTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – QUARTO – FIM DA TARDE
NO ROSTO DA BELLA: seus olhos bem abertos. Ela está deitada na parte superior da cama totalmente vestida. Ela se levanta, se reorientando.
CENA 116 - INTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – SALA DE ESTAR – FINAL DA TARDE
Essa cena ficou bem parecida também, mesmo porque não tinha muito o que fosse necessário mudar. Tirou as piadinhas da Alice sobre a alimentação, mas acho que é bom porque deixa o clima mais tenso, já que o ritmo do filme mudou totalmente.
AS cortinas estavam fechadas. Alice e Jasper encaram sem expressão a televisão. Muitos pratos de comida enchem uma mesa. Alice olha para cima quando Bella entra, olhando para o celular dela.
BELLA
Queria que ele ligasse.
ALICE
Você deve comer.
Mas Bella ignora a comida. Ela se senta pesadamente.
BELLA
Eles podem se ferir. Não vale a pena.
JASPER
(insistente)
Sim, vale a pena.
Ela foi pega de surpresa é a primeira vez que ele lhe dá atenção.
JASPER
Edward mudou desde que ele a encontrou.
E nenhum de nós vai querer olhar nos olhos
dele pelos próximos cem anos se ele a perder.
Me deixa muito feliz que eles tenham mantido essa fala!
Essa cena ficou bem legal, realmente parecida e não teve muitas modificações. Ficou mais ágil do que no livro, não deixando aquela matação de tempo que não acaba nunca. O diálogo das visões ficou bom também, a explicação não ficou forçada.
De repente Alice cambaleia. Jasper vai até ela, Bella o segue.
JASPER
O que você vê?
ALICE
(com profunda preocupação)
O rastreador. Ele acabou de mudar de direção…
Jasper rapidamente coloca um bloco de papel e um lápis na frente dela.
JASPER
Para onde ele vai Alice?
NO ROSTO DE ALICE enquanto
CORTAMOS PARA – JAMES
Uma visão desorientada dele parado em uma sala cheia de…
ALICE
Espelhos. É uma sala de espelhos.
Alice começa a desenhar numa hiper velocidade, fechando seus olhos, tentando ver mais claramente.
BELLA
Como funcionam as suas visões? Edward disse
que nem sempre são precisas.
JASPER
Ela vê o rumo em que as pessoas se encontram, enquanto estão nele. Se mudarem sua idéia, a visão muda.
Bella olha sobre o ombro de Alice para ver o desenho.
BELLA
Então o caminho que James está irá levá-lo para… um estúdio de balé?
ALICE
(olha para ela)
Você esteve aqui?
BELLA
Não. Eu não sei. Eu tive aulas de balé
quando criança. A escola tinha uma abóbada
como essa.
JASPER
Era sua escola aqui em Phoenix?
BELLA
Sim, dobrando a esquina da minha casa. Mas
não estive lá em dez anos.
JASPER
Você tem alguma razão para ir agora?
BELLA
Não. Claro que não. Eu odiava aquele lugar.
Alice e Jasper trocam um olhar, tentando entender. De repente Bella PULA quando seu telefone celular TOCA. Ela o pega. Vê o identificador de chamadas e expira de alívio. Ela responde…
BELLA
Edward. Você está bem?
ENTRE CORTES COM
CENA 117 – INTERNA – JEEP/ EXT. ESTRADA DE WASHINGTON – DIA
Dr. Cullen dirige o Jeep, rápido, Emmett está atrás, Edward no assento do passageiro no telefone celular.
EDWARD
Estou indo buscá-la.
(odiando ter que dizer isso)
Perdemos o rastreador. A mulher continua
na região. Rosalie e Esme estão protegendo
seu pai.
BELLA
(afundando)
Isso é minha culpa. Você me alertou, mas eu
não pensei. Eu apenas…
EDWARD
Bella, nós estamos muito envolvidos. Não
podemos mudar o que sentimos…
BELLA
Não…não podemos.
(então)
Quando você chega?
EDWARD
Em algumas horas. Então eu e você vamos para algum lugar. Juntos. Os outros vão continuar caçando.
(então, determinado)
Bella, eu lhe prometo que farei o que for precisão para que fique segura novamente.
Em Bella, seus olhos cheios de lágrimas…
Esse diálogo ficou meio diferente e não tão apaixonado quanto no livro. Parece que a Bella está repensando se vale a pena namorar o Ed e passar por isso.
CENA 118 – EXTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – DIA
VER Alice no lobby do hotel, acertando a conta. Jasper carregando o carro na frente.
CENA 119 – INTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – QUARTO –DIA
Bella junta suas coisas, então seu telefone celular TOCA novamente.
MOSTRAR A IDENTIFICAÇÃO DA CHAMADA – Lê-se “CASA”. Bella atende—
BELLA
Mãe, estou tão feliz que você tenha recebido minha—
RENE (FORA DA CENA)
(em pânico)
Bella? Bella? Onde você está?
BELLA
Calma mãe. Está tudo bem, certo? Eu
explicarei tudo—
ESCUTA MÚRMURIOS na linha, como se RENÉ tivesse deixado cair o telefone.
BELLA
…Mãe? Você está ai?
Então Bella ESCUTA uma voz que faz com que um arrepio percorra a sua espinha—
JAMES (FORA DA CENA)
Bela casa você tem. Não a melhor no quarteirão, mas confortável.
ENTRECORTA COM
CENA 120 – INTERNA – CASA DA RENE, PHOENIX – DIA
BEM PRÓXIMO AO JAMES, seus olhos sinistros e seu sorriso cruel.
JAMES
Eu estava preparado para esperar por você.
Mas então Mamãe chegou em casa depois de ter recebido uma ligação muito preocupada do seu
Pai. Tudo saiu do jeito certo.
Os olhos de Bella estão assustados de temor.
JAMES
Devo dizer, a Escola Secundária de Forks não protege muito bem a privacidade dos seus estudantes. Foi muito fácil para Victoria encontrar seu endereço anterior.
RENE (O.S.)
Bella? Bella?
BELLA
Deixe minha mãe fora disso.
JAMES
Você é a protetora dela. Muito amável.
Você ainda pode salvá-la. Mas você tem que
se livrar dos seus amigos. Você pode fazer
isso?
BELLA
Eu… acho que não.
JAMES
Se a vida da sua mãe depender disso?
Bella está aterrorizada, mas não há escolha aqui.
BELLA
Onde eu devo encontrá-lo?
James abre um sorriso largo enquanto ele passa os dedos numa foto de Bella que está presa no refrigerador com um imã. Esta é a mesma foto que tem dela, com sete anos de idade, num tutu, sentado no chão.
JAMES
O velho estúdio de balé virando a esquina.
E irei saber se você trouxer alguém. Pobre mamãezinha irá pagar o preço pelo seu erro.
(cheirando o ar)
Ela tem o mesmo cheiro que o seu. Delicioso.
CONTINUA NA BELLA enquanto ela desliga em pânico. Ela começa a abrir freneticamente as gavetas, buscando uma arma – uma caneta, um kit de costura. Inúteis. Então ela lembra…
Sua bolsa. Ela derrama o que tem na bolsa, e ENCONTRA o spray de pimenta que Charlie deu a ela. Ela se agarra a ele, sua única proteção agora.
Ficou de certo modo parecido. Resumiu as cenas e também adicionou o James de um modo mais malvado e perverso, ficou bom. A informação da escola de Forks também ficou bem-colocada, sem ficar forçada.
CENA 121 ATÉ 126 – OMITIDAS
Esse lote de cenas acaba com o roteiro. Partindo do capítulo 22 até o final (incluindo o epílogo). A carta que a Bella escreve para o Edward não foi incluída.
CENA 127 – INTERNA/EXTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – CREPÚSCULO – DIRIGINDO
Pela passa pelo lobby, procurando por Jasper e Alice. Ela os encontra do Aldo de fora na coberta da porta da entrada, carregando a Mercedes imersos em uma calorosa conversa. Ela sai de fininho pela porta oposta, e corre em direção a um táxi, entra nele e fecha a porta. A motorista é uma mulher mais velha com uma tosse excessiva.
BELLA
(tomando coragem)
Oitava e Palo Verde, por favor.
O táxi sai. Bella observa o hotel desaparecer. Fora do seu rosto na janela traseira…
BELLA (V.O.)
Eu nunca pensei muito em como iria morrer…
Essa fuga foi mais fácil do que a planejada no livro, mais simples, mas a outra provavelmente acarretaria em incluir um aeroporto cheio de gente e mais tempo de filmagem, em outras locações. Essa escolha provavelmente foi feita pela produção, para facilitar a realização da cena e não tomar muito tempo do filme.
CENA 128 – EXTERNA – HOTEL EM SCOTTSDALE – NOITE – PONTO DE VISTA DA BELLA
Novamente vemos os shoppings brilhantes, os jardins de cactos impecáveis. Todos vazios por conta da noite.
BELLA (V.O.)
Mas morrer no lugar de alguém que amo
parece um bom modo…
CENA 129 – OMITIDA
CENA 130 – OMITIDA
CENA 131 – EXTERNA – ESCOLA DE DANÇA DA MIMI – NOITE
Bella salta do táxi. Ele se afasta, deixando ela na curva encarando o prédio deserto. Bella gira o anel de sua mãe ao
redor do seu dedo, então pega o spray de pimenta.
BELLA (V.O.)
Não posso me levar ao arrependimento das
decisões que me trouxeram para encarar a morte cara a cara…Elas também me trouxeram Edward.
Ela desliza o spray de pimenta para dentro do bolso do seu jeans. Ela enrola a tira da bolsa em seu pulso. Tenta ver pelas janelas. As persianas estão fechadas. Mas do lado de dentro ouvimos um fraco som…
RENE O.S.)
Bella? Bella?
Chegou a hora. Bella vai até a porta da frente. Está destrancada.
A tensão do livro diminuiu um pouco, já que a cena acabou sendo diminuída também. Aquela corrida tensa que temos no livro, acaba não acontecendo, a diferença de temperaturas entre Forks e a cidade (Scottsdale, e não Phoenix) acaba não aparecendo também. Se bem que, se a cena dela correndo fosse mantida, poderia acabar meio estranha, com a música, algo meio videoclipe.
CENA 132 – OMITIDA
CENA 133 – INTERNA – ESCOLA DE DANÇA DA MIMI – ESTÚDIO – NOITE
Até metade dessa cena e alguns pedaços depois, já pudemos conferir nos sneak peaks e previews. Nota-se que não mudou muita coisa do roteiro para o que foi visto, apesar das diferenças do livro para cá (que também não são muitas). O James acaba ficando com menos falas, ao invés de ter aquele seu momento no livro de “meu plano maléfico”. Também não descobrimos sobre o passado de Alice.
Bella cuidadosamente entra nesse grande e vazia sala de espelhos. Uma barra de balé circunda as paredes—
RENE (O.S.)
Bella, onde você está?
Bella gira, tentando encontrar a fonte do som. Ela segue o som até um armário de materiais de limpeza. Ela abre a porta para ENCONTRAR—
UMA TELEVISÃO – NA TELA PASSA UM VÍDEO – Bella com sete anos de idade, escondida no mesmo armário que a televisão se encontra agora. A pequena Bella olha para cima para nós.
RENE (O.S.)
Você não quer dançar querida?
A pequena Bella balança a sua cabeça teimosamente. A tela balança enquanto René entrega para alguém a câmera. Rene, dez anos mais nova, aparece na tela e se ajoelha próxima a Bella.
BELLA
Todo mundo ri de mim.
RENE
Mas você é uma dançarina maravilhosa.
BELLA
Mãe, eu sou péssima.
RISADA atrás de Bella. Ela vira, tentando localizar James nos espelhos.
JAMES
Esta é minha parte favorita. Você era
uma criança teimosa, não era?
O rosto de Bella se ruboriza de raiva…e alívio.
BELLA
Ela não está aqui.
JAMES
Desculpe. Mas você realmente fez tudo ser
muito fácil.
Visível no espelho, ele suspira, desapontado. Então ele dá um passo na direção dela e aponta uma câmera de vídeo na Bella.
JAMES
Então para deixar as coisas mais divertidas,
irei fazer um pequeno filme do nosso momento juntos. Peguei emprestado isto da sua casa.
Espero que não se importe.
(ligando)
E… Ação!
Bella ATIRA a sua bolsa nele, e corre na direção da porta.
JAMES
Excelente! Uma tentativa de fuga.
De repente, ele está atrás dela. Ela pára.
JAMES
Isso vai quebrar o pequeno coração do Edward.
Ele cheira o cabelo dela. Toca sua garganta.
BELLA
Edward não tem nada a ver com isso.
JAMES
Ele terá. Sua raiva faz com que isso seja um esporte mais interessante do que a tentativa ineficaz de proteger você.
Ele está se divertindo demais para perceber—o spray de pimenta na mão dela. Ela se vira e borrifa o spray nele.
Então ela corre, enquanto James levemente vacila. Mas ele salta sobre ela e pousa NA FRENTE DELA.
Divertindo-se ele a atira através do salão como uma bola de boliche. Ela BATE fortemente numa coluna de espelhos. James filma tudo.
JAMES
Lindo! Muito dinâmico visualmente. Eu escolhi
bem o meu cenário.
Ele se aproxima dela.
JAMES
Ainda teimosa não é? É isso que a faz tão
especial? Porque fracamente, eu não entendo.
Ele inala como se já pudesse sentir o sabor dela—
JAMES
Uma pena que ele não tenha força o suficiente
para transformá-la. Ao invés, ele a mantém como essa pequena humana frágil. Isto é realmente
cruel.
James balança a câmera, mas as lentes estão cobertas com spray de pimenta. Ele tenta limpar.
JAMES
Bem feito! Você obteve sucesso em me irritar.
Ele chuta a sua canela. ESCUTA sua tíbia se quebrar. Bella GRITA em agonia.
JAMES
Conte ao Edward o quanto dói.
Abruptamente, a câmera está no rosto dela.
JAMES
Diga a ele para vingá-la.
BELLA
Não! Edward não…
A partir daqui dá para notar as diferenças do roteiro para o que foi filmado. E também porque é a batalha que a Bella não vê no livro, porque está desmaiada. Essa cena acabou ficando mais violenta do que eu imaginava, mas provavelmente MUITO dela foi cortado, por causa da classificação para 13 anos que o filme recebeu.
James inala enquanto o sangue de Bella empoça. Ele se inclina, faminto. Bella, semiconsciente, observa ele virando a câmera para a sua própria face—
PONTO DE VISTA DA CAMERA – NO ROSTO DO JAMES
JAMES
Corta! O fim.
DE repente – JAMES É DERRUBADO PARA FORA DA TELA!
Ele se levanta para se encontrar face a face com Edward. James ATACA Edward, forçando ele contra uma coluna.
JAMES
Você está sozinho…Porque você é mais rápido
que os outros. Mas não o mais forte.
James BATE o rosto do Edward no espelho até quebrar.
EDWARD
Sou forte o suficiente para matá-lo.
Edward LANÇA James fazendo cair de costas — QUEBRANDO o espelho que está no meio da sala ao atravessá-lo – indo parar na entrada. Ele pega Bella e salta em direção a sacada da saída – quando de repente ele e Bella são EMPURRADOS para baixo.
James EMPURRA Edward violentamente para o chão –Retirando Bella fora dos seus braços – enquanto James ARREMESSA Edward na direção de uma janela. – ENTERRANDO ele no batente da janela e nos tijolos.
James se agacha do lado de Bella. Ele pega sua MÃO—
Olhando diretamente para Edward com um sorriso sinistro—ele AFUNDA SEUS DENTES na mão da Bella! Ela GRITA em agonia.
A raiva de Edward EXPLODE—ele eu sai do batente da janela e se lança de forma suicida contra James, arrastando ele de forma selvagem pelas tábuas do assoalho.
NA BELLA—enquanto o veneno viaja através de suas veias.
PONTO DE VISTA DA BELLA — uma figura no escuro se mexe e luta, dentro e fora de foco.
Seus olhos de repente se abrem para ver A EXPLOSIVA E CRUA REALIDADE do James CHUTANDO Edward, desferindo golpes mortais quando—
De repente a mão de Edward aparece e agarra o tornozelo de James. Edward se levanta e urra e balança James como se ele fosse um bastão de baseball, colidindo ele através de vários espelhos.
James está espancado, vencido. Bella geme – e o som da dor dela passa por Edward. Numa fúria animalesca, Edward morde e arranca um pedaço da carne de James…
Isso provavelmente vai ser menos violento, mas é bom lembrar que o Robert falou sobre essa gravação, deles terem sido cobertos com frango e mel, então é possível que se veja algo, então.
Do rosto horrorizado de Bella para DR. CULEN –-que está agora do lado de Edward, com uma mão no ombro do seu filho.
Edward se vira para ver seu pai — e Emmett, Jasper e Alice, aparecendo da sacada. Essa foto também já foi liberada. E essa parte debaixo eu tenho muito medo que se torne algo cômico, e não sério, como deveria ser. Pela descrição chega a ser engraçado e ver como foram as filmagens também foi engraçado, no entanto depende muito da direção da Catherine e especialmente da música que for colocada.
A expressão de Edward muda – ele percebe que foi longe demais. Ele se afasta enquanto seus irmãos se agacham ficando numa posição de ataque e se projetam na direção de James como um grupo de animais.
Dr. Cullen se dirige para a Bella machucada que GRITA novamente com dor. Edward vai depressa na direção dela—
PONTO DE VISTA DA BELLA – NOS TRÊS CULLEN, entrando e saindo de foco… é quase como uma dança tribal enquanto eles arrancam as tábuas do assoalho e fazem uma fogueira… é como um funeral enquanto eles partem James, jogando membros no fogo…
DE VOLTA NA BELLA — Enquanto Edward chega ao seu lado. Dr. Cullen trabalha rapidamente para tratar seus ferimentos, focado no forte sangramento da perna dela. Mas claramente sua mão dói mais. Ela se contorce com a dor.
Essa cena ficou realmente muito boa, bem parecida, mas incluiu também um diálogo que não era dito no livro e que explica um pouco sobre o veneno e a transformação, em como são as opiniões da família em relação a isso.
INTERCORTA DO DESORIENTADO PONTO DE VISTA DA BELLA PARA A CAÓTICA REALIDADE:
Dr. Cullen aplica pressão no curativo na coxa dela—
DR. CULLEN
Sua artéria femoral foi atingida. Ela está
perdendo muito sangue.
BELLA
Está pegando fogo! Minha mão!
EDWARD
Veneno—
DR. CULLEN
(trabalhando na Bella)
Você tem que fazer uma escolha. Ou deixa a transformação acontecer—
EDWARD
Não!
PONTO DE VISTA DA BELLA – ALICE aparece atrás de Edward indistinta.
ALICE
Vai acontecer. Eu vi—
EDWARD
Não tem que ser desse jeito.
DR. CULLEN
Alice acha-me um torniquete. Um pedaço de
pano de sua camisa.
Alice segura seu nariz e evita o sangue enquanto ela arranca a manga da sua blusa e se ajoelha para ajudar Dr. Cullen.
BELLA
Está queimando.
EDWARD
Qual é a outra escolha? Você disse—
DR. CULLEN
(para Alice)
Mais forte, abaixo do joelho—
EDWARD
Carlisle.
DR. CULLEN
Você pode tentar chupar o veneno para fora.
EDWARD
Eu – não vou conseguir parar –
DR. CULLEN
Encontre o desejo de parar. Mas escolha,
ela tem apenas alguns minutos.
Edward olha para baixo para Bella, se contorcendo em dor. Finalmente Edward pega a sua mão. Ela tenta tirar a mão dele.
EDWARD
Está tudo bem Bella. Eu vou fazer passar.
Essa parte ficou realmente muito boa! É algo que nós não vemos muito bem porque no livro é narrado por uma Bella confusa, mas ficou realmente intenso e interessante. Ver Edward quase perdendo o controle vai ser ótimo.
Ele olha para ela – então começa a chupar o veneno da mão dela. Eles não tiram por um segundo o olhar um do outro, a conexão palpável, intensa…
CLOSE NOS OLHOS DE BELLA – louco com a dor. Mas calmos…
CLOSE NOS OLHOS DE EDWARD – o frenesi começou. Ele chupa mais vigorosamente. Com fome. Angustiado, ele quer parar, mas não pode. A voz de Dr. Cullen parecer estar a milhas de distância…
DR. CULLEN
Pare. O sangue dela está limpo, você está
matando-a.
–mas a sede por sangue é muito forte. Ele está matando ela. Bella olha para ele, perdoando, enquanto ela começa a perder a consciência…
PONTO DE VISTA DA BELLA – NO EDWARD – ficando tudo borrado…ele desaparece na luz. Isso é como se ela estivesse debaixo d’ água, como nos sonhos dela…
BELLA (V.O.)
A morte é serena. Fácil.
Bella começa a boiar para longe…estamos perdendo-a…
De repente da escuridão, Edward estende uma mão…uma luz brilhante…
Dá a mesma impressão que o final desse capítulo dá, de que a Bella não agüentou…no livro isso afeta menos porque nós sabemos que ela é a narradora, no filme, chega a ser mais tenso, porque ele pode continuar sem ela.
CENA 134 – ROSTO DA BELLA APARECE NA CLARIDADE
Essa cena acabou sendo reduzida, mas sem afetar o geral, apenas cortando o beijo e o monitor bipando loucamente (como já vimos fotos disso, podemos crer que vai ter no filme). O diálogo já começa com a Renée, ao invés de ter o Edward e depois ele indo fingir que está dormindo. Muita coisa do diálogo entre Bella e Renée acabou sendo mantida, felizmente, já do diálogo com o Edward, algumas coisas foram cortadas, mas na real o sentido ficou e aquela sensação de que ele pensa em deixar ela por causa do perigo, também. O que vai ser uma chave para “Lua Nova”.
Olhos fechados. Mas eles abrem devagar. Ela olha com os olhos meio fechados para a luz.
BELLA
Vida…é mais difícil…
Um tubo de oxigênio se encontra debaixo do seu nariz. Ela o alcança, confusa. Uma mão a detém enquanto as coisas ao redor dela entram em foco.
RENE (O.S.)
Você está acordada, querida! Você está bem!!!
INTERIOR DO QUARTO DE HOSPITAL – DIA
Bella deitava numa cama de hospital. Cheia de curativos, sua perna engessada. Em má aparência. RENÉ se inclina sobre ela, lágrimas nos olhos. Na penteadeira, se vê cartões e uma montagem de fotos dos seus amigos de Forks.
BELLA
Edward? Onde—
RENE
Ele está dormindo.
Ela acena para o outro lado do quarto para uma cadeira onde Edward “dorme”.
RENE
Ele nunca saiu. E seu pai está na lanchonete.
BELLA
O que…aconteceu?
RENE
Querida, você caiu dois lances de escadas e atravessou uma janela.
Bella está confusa. René refresca a memória dela—
RENE
Edward veio até aqui para lhe convencer a
voltar para Forks. O pai dele o trouxe. Você
foi até o hotel deles, mas você caiu nas
escadas.
Um momento… então Bella percebe que essa é uma historia para encobrir tudo. Ela acena.
BELLA
Parece comigo.
O telefone celular da RENÉ toca. Ela o abre. Lê um texto, começa a digitar uma resposta.
RENE
É o Phil. Ele está preocupado com você.
BELLA
Mãe, você está escrevendo uma mensagem.
RENE
(sorrindo)
Eu disse a ele para permanecer na Flórida.
The Suns contrataram ele.
BELLA
Isso é ótimo, mãe.
RENE
Jacksonville é sempre ensolarada e você terá
seu próprio banheiro…
BELLA
Mãe, espera. Eu quero viver em Forks. Eu
tenho papai…
(os cartões de melhoras)
e amigos…
RENE
(para Edward)
E ele está lá.
Bella se encolhe reconhecendo a verdade.
RENE
Charlie não gosta dele. Culpa-o por você
ter ido embora.
BELLA
O que você acha?
RENE
(baixando a voz)
Eu acho que esse rapaz está apaixonado
por você.
Bella sorri. René ri. Bella olha para Edward.
BELLA
Hum, Mãe, você se importa de chamar papai?
Eu quero falar com ele. Me desculpar.
RENE
Eu tenho certeza que ele não se importa com
isso querida. Mas, vou chamá-lo.
RENÉ beija a testa da Bella. Sai. Bella observa-a sair. A porta se fecha atrás dela. Bella se vira para achar Edward parado próximo a ela com muita preocupação. Seus olhos também. Ele beija a testa dela delicadamente.
BELLA
James – vocês…?
EDWARD
Tomamos conta dele. E a mulher Victoria fugiu.
Ela fecha seus olhos aliviada, então olha para ele.
BELLA
Estou viva por sua causa.
EDWARD
(ficando sombrio)
Você está aqui por minha causa.
Os ferimentos dela causam dor nele. Ele acaricia o rosto dela.
EDWARD
O pior foi… que achava que não poderia
parar—
BELLA
Mas você parou.
EDWARD
Bella, você deveria ir para Jacksonville.
Onde ninguém pode machucá-la.
BELLA
O que? Não! Eu quero ficar com você! Eu
não quero—
EDWARD
(sentando próximo a ela)
Shh. Certo. Não vou a lugar nenhum. Estou bem aqui…
Ele coloca seus braços ao redor dela. Enquanto ela se envolve em seus braços…
DISSOLVE PARA:
CENA 135 – EXTERNA – FORKS, WASHINGTON – FINAL DA TARDE
Uma brisa passa sobre a luxuriante floresta. Estamos de volta a enevoado, e belamente úmido Noroeste do Pacifico…
CENA 136 – EXTERNA – CASA DO CHARLIE – BELO FINAL DE TARDE
Foi cortados a irritação da Bella e o mistério de onde que eles estavam indo. Acabou ficando um final meio comédia romântica clássico, deixando até o Edward tenso (não que ele alguma vez fique tenso perto do Charlie).
Numa mesa de piquenique, Charlie limpa um peixe com uma grande faca. Edward espera desajeitadamente próximo ao seu Volvo, vestido num elegante terno. Mas mesmo o calmo Edward está sem graça com o olhar fixo de Charlie. A porta da frente abre e eles olham para cima para ver—
BELLA— na moldura da porta, num lindo vestido longo. Edward está encantado. Bella desce os degraus com dificuldade, por conta da perna engessada. Charlie afasta Edward para ajudá-la a descer.
BELLA
Alice me emprestou o vestido. Foi a única coisa
que serviu sobre o meu gesso. Está muito…?
EDWARD
Você está perfeita… eu tomarei conta dela,
Chefe.
CHARLIE
Ouvi isso antes.
Edward se move para abrir a porta do caro. Charlie segura Bella.
CHARLIE
Eu pus um novo spray de pimenta na sua
bolsa.
BELLA
Pai.
CHARLIE
…e… você está linda.
Pai e filha dividem um sorriso…
Essa relação Charlie e Bella me parece tão forçada nesse roteiro, não é preciso enfatizar tanto. A relação deles tem que progredir de outros jeitos. Vale dizer que essa cena é meio totalmente inventada, preferia o fato deles saírem da mansão Cullen (isso é uma cena extra que a Stephenie escreveu e que é muito boa).
A falta de irritação da Bella é…irritante. A ligação do Tyler, como já era esperado foi cortada.
CENA 137 – EXTERNA/INTERNA – MANSÃO, POUSADA VIEW POINT – CREPÚSCULO
O Volvo de Edward estaciona nessa maravilhosa hospedaria. Ele ajuda Bella a sair do carro, e começa guiá-la através da sala. Sr. Molina e outros professores estão ali. Talvez percebamos uma pessoa de costas de cabelos vermelhos, misturada aos supervisores.
BELLA
Eu não acredito que você esta me fazendo
fazer isso.
Ela apenas ri. Edward a guia através de uma esquina para…
Muitas das frases e do senso de humor dessa parte final foram cortados. Vale lembrar que uma cena de inclusão do Jacob no baile foi feita, apesar dele não aparecer abaixo.
CENA 138 – EXTERNA – QUINTAL DA MANSÃO (CONTINUO) – CREPÚSCULO
O BAILE – Estilo Monte Carlo. Mesas de jogo e roletas. Garotos em ternos e garotas em vestidos longos jogam por prêmios, dançam e socializam.
BELLA
Você realmente está tentando me matar.
EDWARD
O Baile é um rito de passagem muito
importante. Eu não quero que você perca
nada.
Ela não pode ficar brava com ele, apenas balança a cabeça afetuosamente. Eles continuam a entra no baile. Várias cabeças se viram. Bella vê—
A PISTA DE DANÇA, onde um grupo se formou. No meio, dois casais giram graciosamente. É Alice e Jasper, Rosalie e Emmett, todos absolutamente lindos.
Rosalie nos olha; indiferença tomou o lugar da fúria. Mas Alice acena animadamente. Bella devolve com um sorriso enquanto escutamos uma mudança de faixa.
PONTO DE VISTA DA BELLA – A CABINE DO DJ
É Eric que está lá, fazendo o salão balançar. Próximo a ele, Ângela está com fones de ouvido, entre uma pilha de discos de vinil.
UM FLASH chama a atenção deles—
PONTO DE VISTA DA BELLA – LUGAR PARA FOTOGRAFIAS
Mike e Jéssica estão na frente de um Aston Martin. Bella encontra seus olhares – Mike faz a sua melhor personificação de James Bond. Jéssica posa como Pussy Galore.
Edward ri, então se vira para Bella—
Essa parte final ficou bem parecida, bom, ao invés do diálogo ser com eles sentados, acaba sendo com eles dançando, o que fica visualmente bem legal também. Quase imperceptíveis as diferenças.
EDWARD
Vamos?
BELLA
(ri, então percebe)
Você está falando sério.
Ele não espera por uma resposta, mais ou menos a carregando para a pista de dança—então a coloca sobre os seus pés.. e começa a se mexer. Ela realmente começa a se divertir.
EDWARD
Vê? Você está dançando.
BELLA
No baile.
Enquanto eles dançam, ele sente a graça dele, sua força. Fica pensativa, finalmente ela olha para ele…
BELLA
Edward…por que você me salvou? Se você
tivesse deixado o veneno se espalhar, eu
poderia ser como você agora.
EDWARD
(pára, aterrorizado)
Você não sabe o que você está dizendo. Você
não quer isso.
BELLA
Eu quero você. Sempre.
EDWARD
(com raiva)
Eu não darei fim a sua vida por você.
Ela continua dançando, devagar, esperando que ele tivesse a última palavra.
BELLA
Estou morrendo de qualquer maneira. A cada
minuto, chego mais perto, mais velha—
EDWARD
É assim que deve acontecer.
BELLA
Não do jeito que Alice viu. Eu a ouvi.
Ela me viu como você.
EDWARD
As visões dela mudam, Bella.
BELLA
Baseado no que alguém decide. Eu me decidi.
Ele olha para ela com raiva.
EDWARD
É com isso que você sonha? Ser transformada
num monstro?
BELLA
Eu sonho em estar com você para sempre.
EDWARD
Você realmente quer isso?
BELLA
Sim.
Ele abaixa seus lábios no pescoço dela. Uma mordida é tudo que precisa.
EDWARD
Você está pronta agora?
BELLA
Sim.
Seus lábios pairam sobre a sua pele, um longo momento… então ele pressiona seus lábios na garganta dela. Nenhuma mordida. Um beijo. Ele olha para ela.
EDWARD
Você vai ter uma longa e feliz vida comigo.
Isso não é o suficiente?
Ela olha para ele… e finalmente sorri.
BELLA
Por enquanto.
Eles giram, movendo-se graciosamente, nunca olhando para longe um do outro, enquanto filmamos saindo por cima deles, um nos braços do outro…
BELLA (V.O.)
Ninguém vai se render hoje à noite. mas não vou desistir. Eu sei o que eu quero.
CONTINUA SUBINDO E DE VOLTA para a pista de dança.
Percebemos…
Alguém está observando, olhando para baixo numa janela do segundo andar do hotel. A MÚSICA ecoa. AFASTA para mostrar…
VICTORIA, virando da janela. Ela está muito bem vestida agora, mas fazendo um baixo, mas sinistro barulho no fundo da sua garganta. APROXIMA do seu rosto e dentro dos seus olhos vermelhos escuros cheios de desejo por vingança enquanto muda para a —
TELA ESCURA
Muita gente, inclusive eu, ficou surpresa com o fato de Victoria estar vestida para o baile em um dos making ofs que foram exibidos. Eu achava que eles iam inverter a narração e colocar algo como um seqüestro da Bella direto do baile, o que nem precisa dizer, acaba sendo uma idiotice. Fico muito feliz que Victoria esteja no baile apenas para deixar a abertura para a continuação (mesmo que o livro não dê muita importância para isso). Esse final não deixa inclinações para a questão de que ele mudasse ela no final, como muita gente pensa que acontece.
No geral, acaba sendo uma boa adaptação, ficando realmente fiel ao livro e sem perder muito da história além de informações adicionais (como o passado de Carlisle e Alice), mas mesmo assim, ficou muito legal. Só precisava de mais quotes para a felicidade dos fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário